O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6447 | I Série - Número 141 | 30 de Junho de 2006

 

E faça melhor do que aquilo que em outros tempos criticou!

Aplausos do CDS-PP.

Porque, se criticou, não serve aqui de argumento. Faça melhor, Sr.ª Secretária de Estado!
Tal como não lhe fica bem, Sr.ª Secretária de Estado, dizer-nos o que aqui nos disse a propósito das maternidades. E insistir no erro, principalmente insistir naquilo que politicamente não é verdade.
V. Ex.ª sabe muito bem que quem elaborou esse relatório - que justificou o encerramento de muitas maternidades por parte deste Governo - foi alguém que, curiosamente, no caso concreto do Hospital de Barcelos, nem sequer lá foi. E não é por V. Ex.ª dizer que não há equipamento nesse hospital que o equipamento não está lá. Não é por V. Ex.ª argumentar com a morte de crianças que consegue transformar o Hospital de Barcelos num hospital com mortes, que não aconteceram nos últimos anos.

Aplausos do CDS-PP.

Não é por V. Ex.ª dizer que o bloco não está ao lado da sala de partos, que indo ao Hospital de Barcelos o bloco não está ao lado da sala de partos, porque, de facto, está. E tanto a V. Ex.ª, que é Secretária de Estado da Saúde, como ao Sr. Ministro, que é Ministro da Saúde, ficaria bem defender aqueles que são os responsáveis pelos cuidados de saúde que todos os dias são prestados aos portugueses em todos os hospitais deste país.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Porque, quando diz o que diz, põe em causa a credibilidade e o bom nome desses médicos, desse hospital, como de muitos outros, o que não lhe fica bem, porque é Secretária de Estado da Saúde, como não fica bem ao Sr. Ministro, porque é Ministro da Saúde.

Aplausos do CDS-PP.

Mas pergunto mais: já agora, para quando o resultado do tal inquérito à morte, infelizmente, de uma criança que, podendo ter nascido em Elvas, foi transportada para Portalegre? E digo-lhe por que faço esta pergunta, Sr. Ministro. É que as notícias dão-nos conta, para já, entre outras coisas, de deficiência no transporte.
E o Observatório Português dos Sistemas de Saúde… - suponho eu que os académicos, para o PS, só valem quando dão jeito, não é? Portanto, os que fazem o relatório de sábios são extraordinários, os do observatório já não valem coisa nenhuma, mesmo quando medalhados com a medalha de ouro do Ministério da Saúde. No Partido Socialista as coisas passam-se assim!

O Sr. Manuel Pizarro (PS): - Não me ouviu dizer isso!

O Orador: - Só que eu invoco outro relatório!

Aplausos do CDS-PP.

E sabe o que diz o último relatório da Associação Portuguesa de Medicina de Emergência, Sr. Ministro? Não sei se lhe interessa, mas diz que as equipas médicas do INEM não estão habilitadas ao ponto de poderem substituir um especialista em obstetrícia com vastos anos de experiência, limitando-se, no fundo, a assistir ao parto de emergência para o qual não existe outro recurso disponível. E acrescenta: "Qualquer situação de parto de risco, distócia, sofrimento fetal, reanimação do recém-nascido, ou outra, é, sem dúvida, factor de risco acrescido que requer mandatoriamente pessoal altamente diferenciado. Não é raro ainda encontrar grávidas transferidas de centros de saúde só com um motorista a bordo, que nem sequer possui formação TAS".
Não sei se este relatório diz alguma coisa ao Sr. Ministro e se o argumento que aqui nos traz da grande segurança no transporte das grávidas, pelo menos neste ponto, não lhe suscita alguma preocupação, porque a nós suscita-nos, e muito.
E o mesmo se passa, Sr. Ministro, com a política do medicamento. E perceba-se que o que aqui está em causa não é uma posição do CDS sobre o mercado, de resto, num milagre que só o Partido Socialista consegue, que é liberalizar o mercado e aumentar a oferta e mesmo assim ver os preços a subirem.

Aplausos do CDS-PP.

Isto é que é extraordinário! Nós aí ainda não conseguimos chegar!
Como nem sequer se trata do outro milagre ainda maior, também socialista, de um outro Deputado que

Páginas Relacionadas
Página 6457:
6457 | I Série - Número 141 | 30 de Junho de 2006   PCP, do BE e de Os Verdes
Pág.Página 6457
Página 6458:
6458 | I Série - Número 141 | 30 de Junho de 2006   maus resultados tem condu
Pág.Página 6458