O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6454 | I Série - Número 141 | 30 de Junho de 2006

 

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Deputado, esperava que V. Ex.ª não só tivesse falado disso hoje aqui como tivesse impedido os seus conterrâneos de praticarem esses actos contra a democracia. Lamento que tal não tenha acontecido.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Pediu igualmente a palavra para defesa da honra a Sr.ª Deputada Ana Manso.
Sr.ª Deputada, peço-lhe que explicite também qual o motivo da sua ofensa.

A Sr.ª Ana Manso (PSD): - Sr. Presidente, na resposta ao meu pedido de esclarecimento o Sr. Ministro não só não respondeu a nenhuma das questões que lhe coloquei como passou ao insulto e à ofensa…

Vozes do PS: - Ah!…

O Orador: - … da minha dignidade quer como Deputada quer em termos pessoais.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Dou-lhe a palavra, Sr.ª Deputada, mas peço-lhe que se cinja à defesa da sua honra na parte em que considera ter sido desconsiderada.

A Sr.ª Ana Manso (PSD): - Está certo, Sr. Presidente.
Sr. Ministro, com todo o respeito - respeitando para ser respeitada -, usei de um direito legítimo de o questionar no local próprio, nesta Câmara, para esclarecer aquilo que V. Ex.ª, com arrogância e autismo, disfarça recorrendo ao insulto e tentando "pintar a rosa" aquilo que os cidadãos e os profissionais "sentem e vivem a negro".
Lamento que venha a esta Câmara tentar passar atestados de ignorância ou dar lições de forma pouco digna e em termos pessoais para camuflar e não responder às questões que lhe coloquei, porque, de facto, não respondeu a nenhuma delas.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

A Oradora: - Preferiu insultar e atacar para descredibilizar, como já o fez com o Observatório Português dos Sistemas de Saúde ou com todos os manifestantes que por todo o País se manifestam contra a sua política economicista, anti-social, injusta e egocentrista.

Vozes do PSD: - Muito bem!

A Oradora: - V. Ex.ª refere a relativa tolerância dos profissionais de saúde à sua política, o que não é verdade, dadas as enormes manifestações públicas de descontentamento. O mesmo se passa em relação aos cidadãos que, por todo o País, se manifestam e manifestam o seu descontentamento, a sua revolta e a sua insegurança.
Falar a verdade sem ofender devia ser a atitude política sensata de um membro do Governo.
Ignorância, Sr. Ministro, é a atitude de V. Ex.ª quando foge a responder às perguntas ou porque não lhe convêm, ou porque não sabe ou porque não quer.
Roupa velha, Sr. Ministro, são os argumentos gastos e as não-respostas que V. Ex.ª hoje aqui, mais uma vez, nos trouxe.
É gasta e pouco digna a atitude de quem, à míngua de argumentos para o combate de ideias, parte para o ataque pessoal, agredindo ou insultando os outros.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

A Oradora: - Foi isso o que o Sr. Ministro aqui hoje fez, e é uma atitude que diz muito da sua fraqueza de convicções.

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): - Muito bem!

A Oradora: - Mas devo dizer-lhe, Sr. Ministro, com muita mágoa, que como mulher e como mãe me chocou profundamente a insensibilidade e a indiferença com que V. Ex.ª se referiu ao caso da criança de Elvas nascida em Badajoz.

Páginas Relacionadas
Página 6457:
6457 | I Série - Número 141 | 30 de Junho de 2006   PCP, do BE e de Os Verdes
Pág.Página 6457
Página 6458:
6458 | I Série - Número 141 | 30 de Junho de 2006   maus resultados tem condu
Pág.Página 6458