O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE JANEIRO DE 2007

55

O Sr. Francisco Louçã (BE): — O que é isso do «não é sério»?! A Oradora: — … que são três questões diferentes, são três questões que exigem uma conceptualização como deve ser. E mais, Sr. Deputado Francisco Louçã: tenho muito respeito por si, mas o Sr. Deputado e a Sr.ª Deputada Cecília Honório quiseram aqui insultar todos os Deputados.

Protestos do BE.

E, portanto, não termino este debate sem dizer também ao Sr. Deputado que para nós, Partido Socialista, e depois das várias…

O Sr. Francisco Louçã (BE): — Isto não é a Madeira!

Vozes do CDS-PP: — Também não é a Albânia!

A Oradora: — Ó Sr. Deputado Francisco Louçã, como me conhece, sabe perfeitamente que se há princípio por que zelo, aqui, é o da tolerância, o do respeito e o da democracia e, sobretudo, da tolerância entre todos nós e pela opinião de todos nós!

O Sr. Francisco Louçã (BE): — É o que está a dizer!

A Oradora: — Mas os senhores não podem arrogar-se o direito de dizer que todos nós faltámos com seriedade política a este debate…

Vozes do PS: — Muito bem!

A Oradora: — … e que os senhores são os únicos que chegam aqui com a seriedade total!

Protestos do BE.

Portanto, o que quero dizer-lhe, Sr. Deputado, é que quando estamos a falar da integração e da verdadeira inclusão das comunidades migrantes em Portugal, estamos a falar do reforço necessário da língua portuguesa…

Vozes do PS: — Exactamente!

A Oradora: — … e do seu ensino a estas comunidades.

O Sr. Francisco Louçã (BE): — Tiraram o Luís de Camões e o Gil Vicente!

A Oradora: — Por isso mesmo, Sr. Deputado Francisco Louçã e Sr.ª Deputada Cecília Honório, é preciso dizer que as experiências que existem de ensino bilingue, quer na Alemanha quer em França, são experiências extracurriculares; o ensino bilingue não é obrigatório, não está no currículo, são experiências para ajudar de uma outra forma à integração.
Aquilo que nós aqui defendemos, e temos defendido ao longo dos tempos, é que a língua portuguesa deva ser o factor mobilizador de inclusão destas comunidades migrantes em Portugal. Não estamos apenas a falar dos filhos dos migrantes; estamos a falar das comunidades migrantes no seu todo e, por isso mesmo, Sr. Deputado Francisco Louçã, «estamos a introduzir o inglês»!! Não percebo o seu argumento, porque quanto ao ensino do inglês nós também já o introduzimos!

O Sr. Francisco Louçã (BE): — Com certeza!

A Oradora: — Portanto, não percebo qual é o seu argumento na questão da integração, mas quero dizer-lhe, sobretudo, Sr. Deputado Francisco Louçã, que esta sua intervenção revela, isso, sim, que com este projecto de lei o BE está a fazer demagogia política, e não é assim que se trata a inclusão dos migrantes em Portugal!

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, com a conclusão do debate do projecto de lei n.º 201/X, chegámos ao fim dos nossos trabalhos de hoje.

Páginas Relacionadas
Página 0053:
5 DE JANEIRO DE 2007 53 O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Votou contra! O Orador: —
Pág.Página 53
Página 0054:
I SÉRIE — NÚMERO 32 54 lembrado, ou impedir que Luís de Camões seja aprendido pela g
Pág.Página 54