O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

I SÉRIE — NÚMERO 41

18

de maior audiência, antecedendo ou precedendo os serviços noticiosos, mas com limites de tempo para a emissão de cada tempo de antena.
Em mais de 30 anos, sempre se conseguiu gerir sem conflitos de maior que a emissão dos tempos de antena salvaguardasse os direitos dos titulares e o interesse próprio do operador do serviço público de televisão.
É por isso, para nós, inadmissível que a RTP, unilateralmente e sem diálogo com os interessados, altere o período de emissão dos tempos de antena, separando-os dos serviços noticiosos e passando a sua emissão para as 19 horas, com a consequente redução do número de espectadores que têm acesso aos tempos de antena — neste caso, até, com uma redução a cerca de metade do share dos tempos de antena.
Não somos insensíveis às dificuldades de programação da RTP — aliás, temos orgulho de ter pertencido a um governo de centro-direita que iniciou uma reestruturação séria da RTP, dando-lhe um desígnio, um caminho e um rumo, mas, como é óbvio, essa reestruturação do serviço público só se faz também com público —, pelo que estamos disponíveis para, em sede de revisão da Lei da Televisão, pensar sobre a lógica de emissão moderna dos tempos de antena, pensar se faz sentido introduzir limites diários, mensais, bimensais ou trimestrais à emissão dos tempos de antena. Estamos perfeitamente disponíveis para isso.
Agora, nada explica, nem justifica, a posição e a actuação da RTP. Aliás, importa também lembrar neste debate que a RTP, financeiramente, em nada é penalizada com a emissão dos tempos de antena, porque a RTP também recebe indemnizações compensatórias, pagas com o dinheiro de todos os contribuintes, para que esta emissão possa ser feita.

O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — É verdade!

O Orador: — Por isso mesmo, da nossa parte, não abdicaremos de que os tempos de antena passem sempre ligados aos serviços noticiosos, ao Telejornal — e não abdicaremos não só pelo número de pessoas que vê mas também pela apetência e pela disponibilidade que as pessoas têm ao ver, neste período, os tempos de antena.
Dizia, há pouco, o Sr. Deputado Alberto Arons de Carvalho que a ERC tomou um conjunto de diligências — é verdade e nós elogiamo-las. Mas a verdade é que essas diligências da ERC foram totalmente infrutíferas. A verdade é que a própria ERC, numa carta que dirigiu a todas as bancadas, diz que «Nestes termos, cabe informar a V. Ex.ª que dou por encerrado, infelizmente sem êxito, o processo de mediação». A própria ERC encerrou esse processo e fê-lo porque esbarrou na intransigência da RTP, esbarrou até na intransigência de quem tem uma obrigação de cumprir o serviço público.
Por isso mesmo, votaremos favoravelmente o projecto de lei hoje em discussão, assim como a necessidade de ele ser aprovado com a máxima rapidez.
Diz o Partido Socialista que vai acompanhar o trabalho da ERC — mas a ERC esgotou o seu trabalho! Diz o Partido Socialista que vai analisar na especialidade — mas, para nós, nesta matéria, não é preciso haver especialidade, para nós, nesta matéria, o que o Parlamento tem de fazer é, legitimamente, quer do ponto de vista legal quer, acima de tudo, do ponto de vista político, repor a situação anteriormente existente.
Estamos totalmente disponíveis para, noutro fórum, repensar globalmente a lógica de emissão dos tempos de antena; não estamos disponíveis para separar os tempos de antena dos serviços noticiosos nem para aceitar uma decisão unilateral da RTP, contra a vontade dos partidos políticos e contra a vontade de muitos agentes económicos, sociais e sindicais em Portugal.
Por isso mesmo, acompanharemos o PSD neste projecto de lei.

Aplausos do CDS-PP.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Francisco Madeira Lopes.

O Sr. Francisco Madeira Lopes (Os Verdes): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: O serviço público de televisão, de acordo com a Lei n.º 32/2003, de 22 de Agosto — a Lei da Televisão —, está sujeito a um importante conjunto de princípios enformadores, de entre os quais gostaria de destacar o rigor, a objectividade e a independência, devendo ainda assegurar uma programação de qualidade, equilibrada, diversificada, contribuindo para a formação cultural e cívica dos telespectadores e promovendo o pluralismo político.
Nesta ordem de princípios, o direito a tempo de antena, um direito fundamental e com consagração constitucional, assume um papel preponderante como factor de garantia do acesso ao maior meio de comunicação social de massas por parte de uma multiplicidade de entidades que não apenas os partidos políticos da oposição, com ou sem assento parlamentar. Abrange ainda sindicatos, organizações profissionais, bem como associações de defesa do ambiente e do consumidor, ou seja, as mensagens, informações e comunicações que estas entidades entendem dever dirigir ao público e à população portuguesa.
Todavia, o direito ao tempo de antena, conforme consagra a lei e a Constituição da República Portugue-

Páginas Relacionadas
Página 0005:
26 DE JANEIRO DE 2007 5 Francisco Anacleto Louçã Helena Maria Moura Pinto J
Pág.Página 5
Página 0006:
I SÉRIE — NÚMERO 41 6 sobre a emissão dos tempos de antena. Nessa posição pública, a
Pág.Página 6
Página 0007:
26 DE JANEIRO DE 2007 7 Esta decisão, unilateral, prejudica seriamente a visibilidad
Pág.Página 7
Página 0008:
I SÉRIE — NÚMERO 41 8 O Orador: — Este agendamento constitui o espelho das prioridad
Pág.Página 8
Página 0009:
26 DE JANEIRO DE 2007 9 desinteresse. Vozes do PS: — Muito bem! O Orador
Pág.Página 9
Página 0010:
I SÉRIE — NÚMERO 41 10 razão e a forma»… O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — É ve
Pág.Página 10
Página 0011:
26 DE JANEIRO DE 2007 11 ideias um ponto essencial da sua actividade social e políti
Pág.Página 11
Página 0012:
I SÉRIE — NÚMERO 41 12 O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr. Deput
Pág.Página 12
Página 0013:
26 DE JANEIRO DE 2007 13 de ouvir a sua opinião, também de uma forma clara, sobre o
Pág.Página 13
Página 0014:
I SÉRIE — NÚMERO 41 14 É evidente que temos uma tradição diferente. O tempo de anten
Pág.Página 14
Página 0015:
26 DE JANEIRO DE 2007 15 O Sr. Presidente: — Faça favor, Sr. Deputado. O Sr. L
Pág.Página 15
Página 0016:
I SÉRIE — NÚMERO 41 16 em causa tenha menos importância e que sejam prejudicados pre
Pág.Página 16
Página 0017:
26 DE JANEIRO DE 2007 17 Assembleia e votaremos favoravelmente o projecto de lei, ap
Pág.Página 17
Página 0019:
26 DE JANEIRO DE 2007 19 sa, é mais do que isso. É, verdadeiramente, uma peça-chave
Pág.Página 19
Página 0020:
I SÉRIE — NÚMERO 41 20 PSD e do CDS, que a administração da RTP foi nomeada pelo PSD
Pág.Página 20
Página 0021:
26 DE JANEIRO DE 2007 21 O Orador: — Ora, tenho de lhe dizer que não foi assim, vist
Pág.Página 21
Página 0022:
I SÉRIE — NÚMERO 41 22 O Orador: — Realmente, ninguém compreende que por uma linha a
Pág.Página 22
Página 0023:
26 DE JANEIRO DE 2007 23 tado desculpar-me-á mas não tem outro nome, porque o senhor
Pág.Página 23
Página 0024:
I SÉRIE — NÚMERO 41 24 percebe a posição que está a assumir neste momento. O que
Pág.Página 24
Página 0025:
26 DE JANEIRO DE 2007 25 Aplausos do PS. O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, v
Pág.Página 25
Página 0026:
I SÉRIE — NÚMERO 41 26 para as forças sociais, em que os senhores também se devem in
Pág.Página 26