O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

29 | I Série - Número: 068 | 4 de Abril de 2007

o tal estudo fantástico sobre a nova localização e o novo aeroporto.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Não estamos de olhos fechados sobre esta matéria e a verdade é que não poderemos aceitar, como é óbvio, este projecto de resolução, aliás, idêntico a um que apresentámos em 2004, em relação ao qual dizia o PSD, através do Sr. Deputado Pedro Moutinho, e o CDS, através do Deputado Campos e Cunha, que «Não vamos aprovar nenhuma comissão eventual de acompanhamento, porque a Ota já está escolhida e é o sítio que está definido».

Vozes do PS: — Muito bem!

O Orador: — Portanto, não existe nenhuma boa razão para voltar ao princípio.
Termino dizendo, Sr. Presidente, que nós não voltaremos as costas a este problema, porque assim que o processo de execução do novo aeroporto entrar em funcionamento, do mesmo modo que foram propostas e aprovadas comissões de acompanhamento do Euro 2004 ou da Expo 98, também aqui faremos aprovar uma comissão de acompanhamento da execução do novo aeroporto internacional de Lisboa.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Sr.ª Deputada Helena Pinto, inscreveu-se para pedir esclarecimentos, mas o Sr. Deputado José Junqueiro já não tem tempo para lhe responder. Se quiser fazer uma intervenção…

O Sr. Luís Fazenda (BE): — Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Luís Fazenda (BE): — Sr. Presidente, se o Partido Socialista estiver interessado em responder, nós atribuímos-lhe 50 segundos, porque precisamos somente de 30 segundos para fazer a pergunta.

O Sr. Presidente: — Com certeza, Sr. Deputado.
Sendo assim, tem a palavra a Sr.ª Deputada Helena Pinto.

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — Sr. Presidente, Sr. Deputado José Junqueiro, em 30 segundos, quero dizer-lhe que o senhor falou muito sobre o passado mas não respondeu às questões e às dúvidas do presente e há uma questão relativamente à qual eu gostaria que o Partido Socialista fosse objectivo na sua resposta: qual é o medo de debater esta questão abertamente?

Vozes do PS: — Então, não está em debate? Mais debate? Pode não estar na forma que vocês querem, mas é debate!

O Orador: — Porque é que o Partido Socialista tem medo que a Assembleia da República acompanhe o desenvolvimento da maior obra pública dos próximos anos? Porque é que tem medo que se abra um debate e haja esclarecimentos sobre esta questão?

O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado José Junqueiro.

O Sr. José Junqueiro (PS): — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Helena Pinto, agradeço a sua pergunta, mas não concordo com as afirmações que fez pelo seguinte: este debate é um debate aberto e vai continuar a sê-lo. O Sr. Ministro virá à Assembleia da República, no próximo dia 11, discutir a Ota e a sua localização mas também o modo de financiamento, e nós estamos, como sempre estivemos, disponíveis para continuar neste debate.
Aliás, não há qualquer ocasião pública em que o Partido Socialista ou o Governo se tenham recusado ao debate, e devo também dizer-lhe, com grande tranquilidade e simpatia, que, em democracia, podíamos ter tudo menos tudo, até porque estamos a pleitear por uma causa justa, uma causa nacional, que eu não gostaria que considerasse nicho de mercado.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Duarte.

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: Julgo que podemos qualificar a atitude do Partido Socialista, perante as propostas que estão em cima da mesa, como um acto da mais pura cobardia política.

Páginas Relacionadas
Página 0041:
41 | I Série - Número: 068 | 4 de Abril de 2007 mos a discutir os princípios e os valores g
Pág.Página 41
Página 0042:
42 | I Série - Número: 068 | 4 de Abril de 2007 PCP, do BE e de Os Verdes. Srs. Deput
Pág.Página 42