O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30 | I Série - Número: 068 | 4 de Abril de 2007

Vozes do PSD: — Muito bem!

Vozes do PS: — Oh!…

O Orador: — Os senhores têm medo de enfrentar a verdade;…

A Sr.ª Helena Terra (PS): — Qual verdade?

O Orador: — …os senhores têm medo do esclarecimento; os senhores têm medo da informação; os senhores têm medo do debate! Apresentam-nos, única e simplesmente, a política do facto consumado,…

A Sr.ª Helena Terra (PS): — Mas foram vocês que o deram como consumado!

O Orador: — … os senhores querem dar este dado como adquirido, mas os senhores deveriam ter noção de que estão cada vez mais isolados! Os senhores querem impor a «lei da rolha» na comunicação social, como já hoje aqui vimos, e agora querem impô-la também a esta Assembleia,…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Muito bem!

O Orador: — …mas podem ter a certeza que nós não nos calaremos.
De facto, os senhores estão cada vez mais isolados, está a cavar-se um fosso cada vez maior entre o País real e o País socialista, e isto é preocupante porque só passaram dois anos desde o início da governação.
Na verdade, hoje em dia, há um fosso enorme entre aquilo que é a realidade do País, o País real, e aquilo que é o País PS, que está fechado numa redoma. E, repito, isso é preocupante para o País, porque só passaram dois anos e temos este fosso bem evidente.
Mas a realidade é que o maior problema, neste caso, é que esta vossa irresponsabilidade política de quererem avançar de forma arrogante e cega com esta teimosia custa mais de 3000 milhões de euros aos bolsos dos portugueses. Isto é que é redobradamente preocupante e, por isso, independentemente de os senhores manifestarem todos este receio, independentemente de os senhores quererem impor prazos à pressa, precisamente para evitar o debate e a discussão, os senhores podem ter a certeza que nós no Partido Social Democrata, e estou certo que na sociedade portuguesa, não nos calaremos perante aquilo que, na nossa opinião, é uma irresponsabilidade política.

O Sr. José Junqueiro (PS): — Sr. Presidente, peço a palavra para defesa da honra da bancada.

Vozes do PSD: — Oh!…

O Sr. Presidente: — Tem a palavra, Sr. Deputado. Dispõe de 3 minutos.

O Sr. José Junqueiro (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Pedro Duarte, gostaria de lhe dizer que hoje ouvimos aqui, na Assembleia da República, palavras como «cobardia», «trauliteiro», «fantochada», e isto define bem o vocabulário que preenche o espírito e a filosofia de actuação de alguns grupos parlamentares.

Aplausos do PS.

Por isso, Sr. Deputado, gostaria de lhe dizer que não estou de acordo consigo e penso que podemos discutir esta matéria com elevação e sem ter nenhuma necessidade de demonstrar aos portugueses que nos ouvem falta de educação.

Vozes do PS: — Muito bem!

O Orador: — Penso, portanto, que devemos elevar o nível do nosso debate.
Queria ainda dizer-lhe de uma forma transparente, como lhe referi há pouco e em 2004, quanto a essa comissão de acompanhamento que tínhamos proposto, aliás, em 2004, quando algumas dúvidas surgiam sobre essa matéria, que VV. Ex.as foram peremptórios em dizer não a essa discussão, porque este assunto estava decidido e estávamos em tempo de fazer e não em tempo de debater. E nós estamos de acordo quanto a essa matéria.

Páginas Relacionadas
Página 0041:
41 | I Série - Número: 068 | 4 de Abril de 2007 mos a discutir os princípios e os valores g
Pág.Página 41
Página 0042:
42 | I Série - Número: 068 | 4 de Abril de 2007 PCP, do BE e de Os Verdes. Srs. Deput
Pág.Página 42