O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

25 | I Série - Número: 109 | 21 de Julho de 2007


de cumprir. Não cumpriram a lei!

Protestos do PCP e do BE.

A isso é que se chama manipular! A isso é que se chama transformar! Desculpe, Sr. Deputado, mas a isso é que se chama não dizer a verdade!

Aplausos do PS.

O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — Eram serviços mínimos ilegais!

O Orador: — Sr. Deputado Jerónimo de Sousa, a questão é, muito simplesmente, esta: diz que a sua bancada falará, mas a «cegueira» do Partido Comunista com o Partido Socialista, quando este está no Governo, é tanta que é incapaz de reconhecer o que, nestes últimos dois anos, o Partido Socialista fez na área social. Olhe: fizemos a lei da paridade, relativamente à qual vocês votaram contra, eu sei;…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — A diminuição das pensões!

O Orador: — … lutámos pelo referendo na interrupção voluntária da gravidez; aprovámos, aqui, uma lei que visa dar melhores condições à ciência naquilo que diz respeito à investigação relativamente aos embriões, a lei da procriação medicamente assistida.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Aumentaram a idade da reforma!

O Orador: — Entre a ciência e o tabu religioso, escolhemos a ciência!

O Sr. João Oliveira (PCP): — Reduziram o subsídio de desemprego!

O Orador: — Lançámos o complemento solidário para idosos.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Recusaram-se a rever o Código do Trabalho!

O Orador: — Lançamos, agora, as medidas para apoio da natalidade. Fizemos o acordo histórico, quanto ao aumento do salário mínimo nacional.
Sr. Deputado, não me lembro de um governo que, em dois anos, tivesse lançado medidas sociais de tamanho alcance — de redução da pobreza, de apoio à natalidade e de modernidade social —, como fez este Governo, e é «cegueira» da esquerda não querer reconhecer isso!

Aplausos do PS.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Só é pena que seja em sentido negativo!

O Sr. Presidente: — Tem a palavra, para uma pergunta, o Sr. Deputado Paulo Portas.

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, sendo este debate sobre o estado da Nação, usarei o tempo de pergunta para o interrogar sobre questões de futuro e o tempo de intervenção para fazer uma análise crítica — certamente, muito crítica — do último ano.
Se me perguntarem quais são, tentando reduzir, resumir, decantar, os dois grandes problemas do País, no futuro, um é a demografia, outro é a produtividade.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Muito bem!

O Orador: — A demografia tem a ver com a natalidade. A produtividade não se esgota mas começa no tipo de ensino que Portugal tem.
Por isso, Sr. Primeiro-Ministro, não alterando em nada a intervenção que tinha previsto, vou confrontá-lo, desde logo, com a questão da natalidade e da demografia.
Como sabe, Portugal é, neste momento, um dos sete países mais envelhecidos do mundo. Tem uma taxa de natalidade perigosamente decadente: longe dos 2,1% que são necessários para repor a sucessão geracional; abaixo do 1,5% que é a média europeia, já de si deficitária; e atingiu, no último ano, 1,36%, descendo aos valores mais baixos desde que há estatística.
Isto significa que, num cenário que é pessimista mas não tão afastado da realidade, elaborado pela Associação Portuguesa de Demografia, Portugal poderá, dentro de umas décadas, não ter mais de 7,5 milhões de habitantes.

Páginas Relacionadas
Página 0013:
13 | I Série - Número: 109 | 21 de Julho de 2007 papel da Europa numa questão crítica p
Pág.Página 13
Página 0014:
14 | I Série - Número: 109 | 21 de Julho de 2007 caminho e com sorte, em 2008, passaremos d
Pág.Página 14
Página 0015:
15 | I Série - Número: 109 | 21 de Julho de 2007 Espanha e para outros países, porque n
Pág.Página 15
Página 0016:
16 | I Série - Número: 109 | 21 de Julho de 2007 O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — E
Pág.Página 16