O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 | I Série - Número: 013 | 7 de Novembro de 2007


O Sr. José Junqueiro (PS): — Muito bem!

O Sr. Primeiro-Ministro: — E temos resultados em todos os domínios, Sr. Deputado! Temos resultados no domínio da qualificação: há 300 000 portugueses a dar o seu melhor para obterem mais qualificações, há mais alunos no secundário e no ensino superior e temos 1% de investimento em ciência, como nunca aconteceu no nosso país! Sr. Deputado, o Programa deste Governo dá um passo com este Orçamento: rigor, crescimento e qualificações! É este o nosso programa e temos resultados para apresentar em todos estes domínios! Já agora, Sr. Deputado, visto que anunciou tão profusamente que se andou a preparar para este debate, gostaria que me respondesse a uma pergunta simples.

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): — Quem está aqui para responder é o Sr. Primeiro-Ministro!

O Sr. Primeiro-Ministro: — O Sr. Deputado recorda-se…

Protestos do PSD.

Estão a adivinhar uma pergunta incómoda! É isso mesmo! Adivinharam!

Aplausos do PS.

A pergunta é incómoda, mas é reveladora, Srs. Deputados! O Sr. Deputado sabe qual foi o crescimento económico do último trimestre, quando esteve no governo? Recorda-se do número?

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): — Sim!

O Sr. Primeiro-Ministro: — Foi 0%, Sr. Deputado!! Foi essa a forma como conduziram a economia: não só subiram o défice como levaram a economia a 0%!! E é essa marca impressiva que ficará do vosso governo, Sr. Deputado!

Protestos do PSD.

Não, Sr. Deputado, não é ninguém a querer falar do passado. O vosso regresso é que faz evocar um passado, mas um passado de triste memória a que os portugueses não querem regressar.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Sr. Deputado Pedro Santana Lopes, pediu a palavra para que efeito?

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): — Para defesa da consideração da bancada, Sr. Presidente.

Vozes do PS: — Ohhh!…

O Sr. Presidente: — Tem a palavra, Sr. Deputado. Dispõe de 2 minutos.

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): — Até parece que é inédito… Já agora, Sr. Presidente, não pedi a palavra para uma interpelação à Mesa, mas queria dizer que, sendo Deputado em exercício de funções nesta Legislatura há cerca de um ano, vejo com agrado que o Sr.
Presidente me pediu para terminar a intervenção logo aos 5 minutos. Tenho assistido à sua tolerância, à sua generosidade com todos os líderes parlamentares. Notei o que se passou desta vez.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: — Sr. Deputado, não pedi ao Sr. Primeiro-Ministro, porque terminou 5 segundos depois.
Mas ia pedir-lhe logo de seguida.
Tem a palavra, Sr. Deputado. Dispõe, agora, de 2 minutos.

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro José Sócrates, não lhe vou falar dos passados que me faz lembrar, porque tentamos manter um limiar de delicadeza… Obviamente, faz lembrar o governo da «fuga do pântano». O senhor é o «ministro-símbolo» da governação guterrista.

Protestos do PS.

Páginas Relacionadas
Página 0014:
14 | I Série - Número: 013 | 7 de Novembro de 2007 Parlamento que, respeitando a decisão té
Pág.Página 14
Página 0015:
15 | I Série - Número: 013 | 7 de Novembro de 2007 O Sr. Afonso Candal (PS): — Mas vai
Pág.Página 15
Página 0016:
16 | I Série - Número: 013 | 7 de Novembro de 2007 O Sr. Presidente: — Peço-lhe, Sr. Deputa
Pág.Página 16