O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

50 | I Série - Número: 014 | 8 de Novembro de 2007

inflação,…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E este ano ainda não sabemos como vai ser!

O Sr. Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social: — … o mesmo sucedendo com as pensões mínimas. O que nós assegurámos, Sr.ª Deputada, foi que a grande maioria dos pensionistas nunca verá diminuído o valor real da sua pensão. Se a Sr.ª Deputada considera isso pouco, eu não!

O Sr. Patinha Antão (PSD): — Um imposto escondido, é o que isto é!

O Sr. Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social: — Há palavras que têm significado e a incapacidade de perceber a importância da sustentabilidade do sistema de pensões…

A Sr.ª Mariana Aiveca (BE): — À custa dos pensionistas!

O Sr. Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social: — … rima, muitas vezes, com a expressão «irresponsabilidade».

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Mota Soares.

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr. Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, estamos num debate orçamental e, neste tipo de debates, é essencial que, quando falamos e apresentamos números, sejamos muito rigorosos.
Ontem, o Sr. Primeiro-Ministro falou do problema do desemprego. E falou do problema do desemprego, faltando à verdade.

O Sr. Patinha Antão (PSD): — Claro!

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — O Sr. Primeiro-Ministro, ontem, dizia que, quando chegou às suas funções, a taxa de desemprego era de 7,5% e, agora, é de 7,9%. Esta comparação representa uma falta à verdade! É uma falta à verdade, porque o Sr. Primeiro-Ministro compara o que não é comparável,…

O Sr. Patinha Antão (PSD): — Claro!

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — … ou seja, compara os dados do 1.º trimestre de 2005 com os dados anuais do desemprego de 2006. Comparando o que é comparável, o que devíamos dizer era que, no 1.º trimestre de 2005, a taxa de desemprego era de 7,5% e, no 1.º trimestre de 2007, a taxa de desemprego era de 8,4%. Isto é que é comparável! Isto é que é falar verdade aos portugueses!

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Patinha Antão (PSD): — Claro!

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Estamos a falar, exactamente, da maior mancha social deste Governo, que é o desemprego, estamos a falar da face mais visível do fracasso da política económica, que é o desemprego, e é por isso que percebo que o Governo, não conseguindo resolver o problema do desemprego, venha para aqui mascarar os números.
A verdade, Sr. Ministro, é que todas as previsões que o Governo fez, em sede de Orçamento, relativamente ao desemprego, saíram goradas. A expectativa que este Governo tinha para o desemprego de 2007 já foi corrigida em alta. Neste momento, Sr. Ministro, o Governo avança com uma taxa de desemprego de 7,6% para 2008, o que significa, de acordo com os vossos números, uma redução de 0,2%.
Diga-me, Sr. Ministro, depois de todas estas faltas à verdade, depois de todos estes enganos, como é possível os portugueses acreditarem nesse número para o desemprego?!

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social.

O Sr. Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social: — Sr. Presidente, Sr. Deputado Pedro Mota Soares, nós podemos sempre utilizar as estatísticas que entendermos.

Páginas Relacionadas
Página 0054:
54 | I Série - Número: 014 | 8 de Novembro de 2007 abono de família pré-natal significava m
Pág.Página 54