O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 | I Série - Número: 059 | 14 de Março de 2008

O Sr. José Junqueiro (PS): — Isso é verdade!

A Sr.ª Maria José Gambôa (PS): — Há oito dias, o Dr. Luís Filipe Menezes dizia que Portugal não estava em condições de aceitar a governação do PSD; oito dias depois, pede uma maioria confortável para que a governação do País passe para o PSD… Esta confusão é complicada, Sr. Deputado, e também o seu discurso está um pouco eivado da mesma confusão.
Vir dizer que o Ministério da Educação e o Governo do Partido Socialista desconsideram os professores e os trabalhadores do Ministério da Educação porque não os valorizam e que a manifestação de 8 de Março é disso um sinal, é grave! A manifestação de 8 de Março é o sinal mais importante do respeito que o Partido Socialista tem pela liberdade dos trabalhadores,…

Vozes do PS: — Muito bem!

A Sr.ª Maria José Gambôa (PS): — … em particular daqueles que, no dia 8 de Março, tiveram o seu direito à indignação e ao protesto.

O Sr. Strecht Ribeiro (PS): — Muito bem!

A Sr.ª Maria José Gambôa (PS): — Vir dizer que o Governo socialista não se preocupa com a situação dos portugueses e não elege a pobreza como a principal causa de grande preocupação que a todos nos une (e, nessa pobreza, o desemprego), é grave! Este Governo realizou já cinco acordos de concertação social,…

O Sr. José Junqueiro (PS): — É verdade!

A Sr.ª Maria José Gambôa (PS): — … nomeadamente para áreas como a reforma da segurança social e a questão do salário mínimo nacional. Além disso, todos temos estado a assistir a um conjunto de indicadores que revela que a pobreza está a ser controlada e a diminuir nalguns aspectos.
Não é suficiente? Não, não é suficiente, Sr. Deputado! Todos gostaríamos que a pobreza em Portugal fosse uma palavra que não fizesse parte do nosso dicionário político — mas faz!

A Sr.ª Helena Terra (PS): — Muito bem!

A Sr.ª Maria José Gambôa (PS): — E se todos nós temos alguma responsabilidade na construção dessa pobreza,…

O Sr. João Oliveira (PCP): — Não temos todos a mesma responsabilidade, a dos senhores é maior!

A Sr.ª Maria José Gambôa (PS): — … o Governo do Partido Socialista tem hoje a responsabilidade de desconstruir os indicadores de pobreza que, de alguma maneira, têm agravado a situação dos portugueses.

Aplausos do PS.

Deixo-lhe a seguinte questão: como sindicalista respeitável que é, como homem experimentado nas lides sindicais, pedia-lhe um comentário sério sobre o que significam, para si, cento e tal reuniões com os sindicatos da educação, produzidas pelo Ministério da Educação, e o que significa, para si, uma aposta na concertação social.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Arménio Santos.

Páginas Relacionadas
Página 0022:
22 | I Série - Número: 059 | 14 de Março de 2008 O Sr. Jorge Machado (PCP): — … vamos ter n
Pág.Página 22