O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

57 | I Série - Número: 063 | 27 de Março de 2008

O Sr. José de Matos Correia (PSD): — O Sr. Deputado Fernando Rosas, aparentemente, agora, mudou de opinião, e com ele o Bloco de Esquerda, e querem declarar y, x ou z sobre um determinado acontecimento histórico.
Quanto ao conteúdo do voto, quero dizer que vamos votar contra, porque, como o Sr. Deputado Fernando Rosas, que, de resto, é um ilustre historiador, bem sabe, as decisões são avaliadas com base nos elementos que existem no momento histórico.

Protestos do BE.

O Sr. António Filipe (PCP): — Essa nem ao diabo lembra!

O Sr. José de Matos Correia (PSD): — E, no momento histórico da decisão, os elementos existentes eram aqueles que foram comunicados ao Governo português…

O Sr. Francisco Louçã (BE): — É mentira!

O Sr. José de Matos Correia (PSD): — … e, com base neles, o Governo português decidiu bem,…

O Sr. Francisco Louçã (BE): — É mentira!

O Sr. José de Matos Correia (PSD): — … isto é, decidiu do lado dos seus aliados e do lado da liberdade e da democracia.

A Sr.ª Ana Drago (BE): — Uma vergonha!

O Sr. José de Matos Correia (PSD): — Só tenho pena que o Bloco de Esquerda, como é hábito, tenha sempre tanto empenho nestas questões e não tenha o mesmo empenho em censurar aqueles que, através de actos de violência e terrorismo, insistem em pôr em causa o percurso de democracia e de liberdade que o Iraque descobriu.

Protestos do PCP e do BE.

Mas, nesta matéria, como noutras, o Bloco de Esquerda é um caso perdido e não vai mudar de opinião.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Machado.

O Sr. Jorge Machado (PCP): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Queria, em nome da bancada do Partido Comunista Português, saudar o voto apresentado pelo Bloco de Esquerda.
Cinco anos depois do início da guerra ilegítima e criminosa, temos 1 milhão de mortos no Iraque; temos 5 milhões de refugiados; temos 8 milhões de pessoas que dependem da ajuda humanitária. Alastram a pobreza, a miséria, os assassinatos selectivos, a tortura. Vive-se hoje, no Iraque, uma situação de desastre humanitário.
As justificações para a guerra, as armas de destruição em massa, não existiam. Os Estados Unidos mentiram deliberadamente e sabiam que não existiam. Também não existia qualquer ligação à Al-Qaeda – o próprio relatório do Pentágono assim o informou.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — É verdade!

O Sr. Jorge Machado (PCP): — Mentiram novamente!

Páginas Relacionadas
Página 0055:
55 | I Série - Número: 063 | 27 de Março de 2008 A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): —
Pág.Página 55
Página 0056:
56 | I Série - Número: 063 | 27 de Março de 2008 É o seguinte: Voto n.º 146/X De cond
Pág.Página 56