O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

39 | I Série - Número: 079 | 3 de Maio de 2008


que, ao mesmo tempo, publicam no site do Bloco de Esquerda da Madeira que o 25 de Novembro deixou o País num pântano, foi uma vitória do fascismo mais serôdio, dos golpistas moderados do MFA, dos sociaisdemocratas do PS, dos liberais do PSD e dos democratas-cristãos.

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Percebo que assim reajam à memória do Cónego Melo,…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Querem lá saber do Cónego Melo!

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — … porque, nos traumas do passado, o Cónego Melo representa-lhes o PREC, que não vingou depois do 11 de Março.

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Já para nós representa o 25 de Novembro, que devolveu a liberdade aos portugueses!

Aplausos do CDS-PP.

Mas representa muito mais — e é essa a razão principal do nosso voto: por se tratar de um homem que dedicou a sua vida à Igreja, aos outros, à sua cidade e ao seu País! Fez o bem a muitos, e por isso teve tantos milhares no seu funeral!

Protestos do BE.

Neste voto, manifestamos o nosso respeito. Pena que alguma extrema-esquerda continue tão pequenina, até na morte.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Fazenda.

O Sr. Luís Fazenda (BE): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo: É extraordinário que o CDS, no momento de apresentação de um voto solene, dedique a maior parte do seu tempo a atacar o Bloco de Esquerda. Mas os factos ficam para quem os pratica.
Devo dizer que faz muito bem o CDS em ter vergonha daquilo que fez o Cónego Melo em 1975.

Vozes do BE: — Muito bem!

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Não tem, não!

O Sr. Luís Fazenda (BE): — Se não tivesse, não tinha retirado essa frase na segunda versão do voto que acaba de apresentar.

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — Exactamente!

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Eu disse-a aqui!

O Sr. Luís Fazenda (BE): — Realmente, esse passado não é luminoso. Não contestamos um ou outro processo judicial, nem sequer fazemos esse debate. Sabemos, no entanto, que o Cónego Melo assumiu, explícita e politicamente, a sua ligação ao Movimento Democrático de Libertação de Portugal (MDLP).

Páginas Relacionadas
Página 0037:
37 | I Série - Número: 079 | 3 de Maio de 2008 Srs. Deputados, vamos começar por votar
Pág.Página 37