O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

43 | I Série - Número: 081 | 9 de Maio de 2008

Mas se os dados do INE não servem, podemos perguntar: então, e os do Eurostat? Como é sabido, de acordo com os dados do Eurostat, desde Setembro do ano passado o desemprego não tem parado de descer todos os meses.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Como é que contabiliza os desempregados? Diga lá!

O Sr. Primeiro-Ministro: — Dizem os Srs. Deputados: «Essas estatísticas estão erradas». Mas será que o Eurostat também está ao serviço do grande capital?! Dizem: «Não haverá aí uma ‘mãozinha’ por trás que altera as estatísticas de forma a mascarar a realidade?»

Vozes do PCP: — Exactamente!

O Sr. Primeiro-Ministro: — Vêem com muita objectividade!… Srs. Deputados, este tipo de debate é apenas lamentável! É absolutamente lamentável não se querer reconhecer a realidade!

O Sr. João Oliveira (PCP): — Vá dizer isso aos desempregados!

O Sr. Primeiro-Ministro: — O que o Partido Comunista não disfarça é o incómodo com a concertação social.

Protestos do PCP.

O Partido Comunista apresenta esta moção de censura contra a concertação! O que quer é condicionar os sindicatos; o que quer é limitá-los; o que quer é dizer: «Isto é mau, portanto não acertem nada com este Governo, que é um Governo de direita»! Este incómodo com a concertação social é apenas absolutamente lamentável.
Aliás, neste debate, foi muito visível o incómodo do Partido Comunista na discussão, em concreto, das propostas.
De facto, como é que o Partido Comunista vai olhar para os jovens trabalhadores precários, que tanto invocam, e dizer-lhes que a proposta do Governo de aumentar em cinco pontos percentuais a taxa patronal, diminuindo a deles e diminuindo, ainda, o seu esforço de contribuição para a protecção social, é contra eles e não a seu favor? Como é que vai explicar-lhes isto? Não explica!

O Sr. João Oliveira (PCP): — Explica com as propostas que apresentou!

O Sr. Primeiro-Ministro: — O que o Partido Comunista lhes diz é o seguinte: «Ah! Isto não contribui em nada para vos tirar dessa situação».
E como é que o Partido Comunista vai explicar àqueles que estão contratados a termo que é uma má proposta propormos que os contratos a termo passem de seis anos para três anos? Como vão explicar que isto é mau?! Grande dificuldade! E como é que o Partido Comunista vai explicar às jovens famílias que o aumento da licença de parentalidade, o aumento da protecção social às jovens famílias e a procura de soluções que harmonizem a vida familiar com a vida profissional é mau para as jovens famílias? Como vai explicar?!

O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — O Governo é que tem de explicar!

O Sr. Primeiro-Ministro: — O Partido Comunista não explica.

O Sr. Presidente: — Queira fazer o favor de concluir, Sr. Primeiro-Ministro.

Páginas Relacionadas
Página 0044:
44 | I Série - Número: 081 | 9 de Maio de 2008 O Sr. Primeiro-Ministro: — Esta moção de cen
Pág.Página 44