O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

34 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008

Por isso, mal se compreenderia que o Governo não fosse um pouco além no recuo político a que inteligentemente procedeu e não reavaliasse os outros encerramentos, só mantendo aqueles que indiscutivelmente se justifiquem e que nenhum critério técnico ou social permite sustentar.
O caso do Hospital de S. José de Fafe é um bom exemplo do que se afirma. Há mais de um ano, a população dos concelhos de Fafe, Celorico de Basto e de Cabeceiras de Basto aguarda com inquietação o destino final que o Governo lhe reserva.

Protestos do PS.

A ameaça de encerramento baseava-se em critérios e razões discutíveis, em dados desactualizados, reportados a 2005, desajustados em relação ao número de doentes.

O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Exactamente!

O Sr. Carlos Andrade Miranda (PSD): — Uma completa trapalhada! A própria viabilidade do hospital de Guimarães estaria em causa.
Aliás, os próprios Deputados do Partido Socialista, liderados pelo Deputado António José Seguro, reconheceram, no início de 2007, que as urgências do hospital de Fafe tinham registado até um aumento de 40%, assim desmentindo os falaciosos argumentos que sustentavam o encerramento desse serviço.
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: O Partido Socialista é um partido perigoso quando está no Governo.

Protestos do PS.

Vozes do PS: — É muito perigoso!

O Sr. Carlos Andrade Miranda (PSD): — Balança «empurrado pelo vento» e pela pressão dos protestos de rua; provoca insegurança nas populações; mantém indefinidos os seus propósitos políticos.
Está nas mãos dos subscritores desta petição, e dos portugueses em geral, impedir que o Governo cumpra os seus propósitos em matéria de desqualificação da saúde em Portugal e ponha termo rapidamente a esta maioria e aos seus tiques de arrogância, de sobranceria e de culto do mando.

Protestos do PS.

Esperemos que venham dias melhores, pautados pela justiça, pelo bom senso e pela humanidade.

Aplausos do PSD.

Entretanto, reassumiu a presidência o Sr. Presidente, Jaime Gama.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Sr. Presidente, em primeiro lugar, queria saudar os peticionários pela importante petição que aqui nos apresentam. Tive oportunidade de visitar o hospital de Fafe há poucas semanas e verifiquei que este hospital desenvolve actividades da maior importância, tendo perspectivas de desenvolvimento de especialização em algumas das suas áreas, o que é positivo para aquelas populações.
Também tive oportunidade de verificar a perplexidade manifestada naquele hospital e nos seus profissionais quando, no primeiro relatório sobre as urgências, o Governo propunha o encerramento daquela urgência. Ora, isto não foi aqui dito pelo Sr. Deputado Ricardo Gonçalves! É que a primeira proposta era o encerramento e ninguém compreendia porque razão aquele hospital iria ficar sem urgências. Felizmente, essa questão foi corrigida.
Todavia, o que é espantoso é o hospital ter assumido que vai fazer mais do que aquilo que o Governo quer que faça. Isto é, o hospital entende que tem profissionais e meios suficientes para pôr mais especialistas do

Páginas Relacionadas
Página 0032:
32 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008 Vozes do PCP e do BE: — É no hospital! <
Pág.Página 32
Página 0033:
33 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008 Por outro lado, o horário do centro de
Pág.Página 33
Página 0035:
35 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008 que aqueles que são exigidos para o ser
Pág.Página 35
Página 0036:
36 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008 O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Além da AD
Pág.Página 36
Página 0037:
37 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008 Uma política de reestruturação dos serv
Pág.Página 37