O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

35 | I Série - Número: 103 | 5 de Julho de 2008


Para nós, Partido Social Democrata, este é mais um momento de afirmação da democracia, da liberdade e do Estado de direito. Não podemos deixar de salientar este momento como um momento muito particular da história mais recente do mundo.

Aplausos do PSD, do PS e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: É com satisfação que hoje assinalamos, nesta Assembleia da República, o regresso à liberdade de Ingrid Betancourt, bem como o seu desejado reencontro com a família.
Apresentámos, por isso, um voto de congratulação, que é de toda a justiça seja aprovado por esta Assembleia da República.

Vozes do PCP: — Muito bem!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Este acontecimento reforça a necessidade de uma solução pacífica e negociada para o conflito, que passe pela retoma das negociações para a troca de prisioneiros, designadamente através da desmilitarização de alguns municípios para este efeito e que, ao contrário do que propagandeia o Governo de Uribe e a propaganda norte-americana,…

Protestos do PS.

… têm sido sistematicamente sabotadas pelo Governo de Uribe, apesar de insistentes apelos para que elas prossigam da parte de diversos mediadores, quer da América Latina, quer da Europa e de países da União Europeia.

O Sr. António Filipe (PCP): — Exactamente!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Apesar da constante sabotagem das negociações por parte de Uribe, ocorreram, por exemplo, em Fevereiro, libertações unilaterais de prisioneiros por parte das FARC.

Protestos do PSD e do CDS-PP.

O que se passa na Colômbia não se pode reconfigurar às catalogações de organizações como terroristas feitas pela Administração norte-americana,…

Protestos do PSD e do CDS-PP.

… que incluíam, até há bem pouco tempo, o ANC e, até há dias, Nelson Mandela!

O Sr. Bruno Dias (PCP): — E agora?

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Esta é a credibilidade das catalogações da Administração norteamericana!

Vozes do PCP: — Muito bem!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Na semana passada, Nelson Mandela ainda era terrorista para a Administração norte-americana…

Vozes do PCP: — Exactamente!

Páginas Relacionadas
Página 0049:
49 | I Série - Número: 103 | 5 de Julho de 2008 Votação final global do texto final, ap
Pág.Página 49
Página 0050:
50 | I Série - Número: 103 | 5 de Julho de 2008 O diploma aprovado continua a integrar fact
Pág.Página 50