O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 | I Série - Número: 108 | 18 de Julho de 2008

Assim, relativamente a esta matéria, todas as bancadas devem exigir mais esclarecimentos e marcar mais posições, nos tempos que se avizinham.

O Sr. Presidente: — Para pedir esclarecimentos, tem a palavra a Sr.ª Deputada Paula Cristina Duarte.

A Sr.ª Paula Cristina Duarte (PS): — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia, bem-vinda à discussão sobre as energias. É bom que Os Verdes comecem a ter, realmente, essas preocupações.

Risos de Os Verdes e do PCP.

Há muito tempo que marcámos a agenda…, não por ser moda, Sr.ª Deputada, mas porque temos obra nesta matéria!!

Vozes do PS: — Muito bem!

A Sr.ª Paula Cristina Duarte (PS): — E a nossa obra tem a ver, por exemplo, com o Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, que vai reduzir significativamente os consumos e que nunca, até agora, tinha sido apresentado, nem pelo anterior governo.
Mas percebemos as vossas reservas. Por que é que os senhores são contra as barragens e não apresentam propostas? Não basta criticar por criticar! Não basta falar por ser moda!

Vozes do PS: — Muito bem!

A Sr.ª Paula Cristina Duarte (PS): — Nada de novo nos estão a dizer, nada, Sr.ª Deputada!

Vozes do PS: — Só sabem criticar!

A Sr.ª Paula Cristina Duarte (PS): — Eficiência energética e energias renováveis são questões que há muito tempo estudamos e que estão nas nossas preocupações.

Vozes do PS: — Muito bem!

A Sr.ª Paula Cristina Duarte (PS): — É graças, sobretudo, ao nosso esforço que mais de 40% da energia eléctrica produzida em Portugal vem de fonte renovável. E, nesta, há uma parte significativa que é produzida pelas barragens. Então, os senhores são contra?! Diga, Sr.ª Deputada! Os senhores são contra a eólica?! Os senhores são contra a hídrica?! Os senhores são contra a biomassa?! Os senhores são contra o solar?! São contra a energia das ondas?! São contra os biocombustíveis?! São contra o biogás?! São contra a microgeração tecnológica?! Os senhores são contra tudo! Estão sempre, sempre no contra!! Responda, Sr.ª Deputada!

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra a Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Paula Cristina Duarte, quase que me sinto na obrigação de perguntar se chegou hoje ao debate sobre as energias, porque, na verdade, ou tem andado muito distraída ou fez-se de distraída. Talvez tenha oportunidade, depois, de esclarecer isso… Ao dizer que Os Verdes chegaram hoje ao debate sobre energia, a Sr.ª Deputada pôs a Câmara a rir. Com certeza! Não podia ser de outra forma! Admito que a Sr.ª Deputada não tenha acompanhado as intervenções de Os Verdes fora da Assembleia da República, mas tem acompanhado as intervenções que Os Verdes têm

Páginas Relacionadas