O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

48 | I Série - Número: 109 | 19 de Julho de 2008

protagonista da vida política, social, académica e científica europeia na segunda metade do século XX e nestes primeiros anos do século XXI.
Geremek espelha bem algumas das perplexidades e das encruzilhadas da consciência intelectual europeia na segunda metade do século XX. O seu percurso político espelha bem algumas dessas perplexidades e encruzilhadas em que todos os intelectuais europeus estiveram envolvidos.
Há um traço comum em todo o seu percurso, que é o amor à liberdade e a resistência às ditaduras, o qual faz a coerência do seu percurso político, académico, pessoal e moral, e é isso que deve ser registado.
É um percurso, aliás, exemplar, porque ele combateu todas as ditaduras e combateu também, nos últimos tempos da sua vida, as tentativas de fazer uma espécie de reviralho histórico…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Mas o PS não pôs isso no voto!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — … e de proceder a uma nova «caça às bruxas». E fê-lo sempre em nome da nossa comum adesão à democracia, à matriz liberal da democracia e a esse valor essencial que é a liberdade.
Mas Geremek também é dos muitos europeus que percebe que esses valores estão hoje corporizados, melhor do que em qualquer outro lado, no projecto europeu. Como Ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia foi um protagonista do processo de adesão da Polónia à União Europeia, como Eurodeputado, foi constantemente um dos principais defensores dessa Europa, que é, ao mesmo tempo, uma Europa social e uma Europa das liberdades.
Por isso, bem merece que, em virtude deste acidente trágico que lhe custou a vida, a Assembleia da República se associe a muitas outras instituições europeias, manifestando o seu profundo pesar e honrando a sua memória.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado Vera Jardim pede a palavra para uma segunda intervenção em relação a um voto. Dispõe ainda de tempo, mas não é muito habitual.
Em todo o caso, tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. José Vera Jardim (PS): — Que não é habitual eu sei, Sr. Presidente.
Por isso, peço a palavra para fazer uma interpelação à Mesa apenas para sossegar o PCP e o Sr. Deputado Bernardino Soares quanto ao sentido do voto do PS, porque os votos valem pelo que está escrito e pelo argumentário que aqui é expresso.
Fique o Sr. Deputado Bernardino Soares sossegado, porque nós realçamos o papel de Geremek tanto na luta que teve pelos seus ideais de comunista convicto durante mais de 20 anos, pelos seus ideais de luta pela liberdade, apoiando o sindicato Solidariedade e a transição democrática, como também o apoiamos no testemunho, mais recente, contra uma iníqua lei do Governo polaco.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Também para uma interpelação à Mesa, tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Sr. Presidente, é muito significativo que o Sr. Deputado Vera Jardim se tenha sentido na obrigação de prestar este esclarecimento.
Mas há uma coisa que não se pode esconder: é que uma parte do que o Sr. Deputado Vera Jardim disse está escrito no voto e a outra parte não está, e o que não está escrito também é relevante.

Aplausos do PCP.

Páginas Relacionadas
Página 0037:
37 | I Série - Número: 109 | 19 de Julho de 2008 Aplausos do PCP. O Sr. Presidente:
Pág.Página 37