O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

36 | I Série - Número: 003 | 20 de Setembro de 2008

O Sr. João Oliveira (PCP): — É uma vergonha!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — » coisa que os comunistas, se bem se lembram, nunca fizeram, mesmo nos tempos mais duros do fascismo, e sempre defenderam que é o nosso povo que tem de resolver os seus próprios problemas.
Que razões existem, então, para que alguns queiram votar e apoiar este voto?

O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Alguns, não! A maioria!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Apenas as razões do anticomunismo! Tudo o que serve para o anticomunismo é admissível para alguns Srs. Deputados, mesmo que seja fascista, mesmo que seja antidemocrático, mesmo que seja contra a nossa democracia e a nossa soberania.

Aplausos do PCP e de Os Verdes.

O Sr. Presidente: — Para defender a sua honra pessoal, tem a palavra o Sr. Deputado Telmo Correia.

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Sr. Presidente, serei muito breve, pois quero apenas dizer que nada desta lamentável intervenção do Sr. Deputado Bernardino Soares me surpreende.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Lamentável!

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Pensei, de resto, que chegaria ao ponto de nos explicar as virtudes da democracia de Kim Il-Sung.

Aplausos do CDS-PP.

Admirei-me de não o ter ouvido, algures na sua intervenção, falar de George Bush e também pensei que iria lá chegar, como de costume.
Portanto, tudo isso está dentro da normalidade de quem representa aqui um partido que, em 1968, estava, entusiasmado, ao lado da ocupação soviçtica de Praga,»

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Defenda o Franco e o Pinochet!

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — » que nunca reconheceu o terror comunista, a perseguição, os campos de concentração e a miséria humana que foi o comunismo soviético. Anticomunista?! Contra isso, sou, sim, senhor! Sou contra esse comunismo que vitimou milhões e milhões de pessoas!

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Mas tudo isso está na normalidade, Sr. Deputado. Há uma única coisa que me leva a defender a honra e não tem sequer a ver com isso, porque nós já vos conhecemos: neste partido, nascemos com a liberdade,»

Vozes do CDS-PP: — Exactamente!

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — » ás vezes, debaixo de tiro, contra aqueles que queriam, em Portugal, esse tipo de ditadura comunista.

Páginas Relacionadas
Página 0033:
33 | I Série - Número: 003 | 20 de Setembro de 2008 Aplausos do PS. O Sr. Presidente:
Pág.Página 33
Página 0034:
34 | I Série - Número: 003 | 20 de Setembro de 2008 O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Como n
Pág.Página 34
Página 0035:
35 | I Série - Número: 003 | 20 de Setembro de 2008 A Sr.ª Leonor Coutinho (PS): — Sr. Pre
Pág.Página 35
Página 0037:
37 | I Série - Número: 003 | 20 de Setembro de 2008 Vozes do CDS-PP: — Muito bem! O
Pág.Página 37
Página 0038:
38 | I Série - Número: 003 | 20 de Setembro de 2008 É-lhe atribuído o Nobel da Literatura,
Pág.Página 38