O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 | I Série - Número: 031 | 9 de Janeiro de 2009

Mais do que isso, quis o Sr. Ministro esconder um facto e tão óbvia foi a sua tentativa de o fazer que quase se torna patética. Refiro-me à tentativa de esconder o isolamento a que hoje o Partido Socialista está votado nesta Câmara. No entanto, Sr. Ministro, não pode escondê-lo, embora tenha tentado, e com louvor.
Passo então à questão que queria deixar-lhe.
Perante o impasse em que claramente nos encontramos, julgo que já nem o PS pode continuar a atirar-nos o habitual chorrilho de mentiras — que tudo está bem nas escolas, que isto é uma paranóia colectiva que atingiu a oposição e, nomeadamente, os professores, porque tudo vai bem nas escolas e tudo isto é um fantasma que tem pairado no espectro político nacional. Felizmente, essa já não «pega»!...
Portanto, Sr. Ministro, perante este impasse e a sua óbvia dimensão, deixo-lhe uma pergunta, nos mesmos termos de responsabilidade, de sentido de Estado e de capacidade: qual é o objectivo do Partido Socialista agora? Que esperam o Partido Socialista e o Governo da sua persistência e da sua obstinação em manter o actual modelo sem iniciar um verdadeiro processo de negociação? Está à vista de todos o que esta atitude provocou nas escolas portuguesas.

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Diogo Feio.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr. Ministro, devo dizer-lhe que este é um momento único neste Parlamento.
V. Ex.ª começou bem o seu discurso, disse que esta é uma matéria de responsabilidade política. Pena é que o restante discurso que V. Ex.ª aqui fez tenha sido precisamente o contrário da tão apregoada responsabilidade.

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — A certa altura, o Sr. Ministro refere-se ao projecto de lei do CDS, não deixando de ser curioso que, quanto à substância, nada tenha dito, rigorosamente nada!!

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Zero!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Não conheço!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Em relação a essa matéria, os argumentos são zero! Por isso mesmo, desde já lhe deixo um convite: no dia 23, esteja presente aqui, no debate que vamos fazer sobre esta matéria.

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP). — Muito bem!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Cá estarei!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Estranhei ainda que o Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares se tenha referido à Assembleia da República como um foco de irresponsabilidade e de instabilidade.
Sr. Ministro, quem criou a instabilidade nas escolas foi o mau modelo de avaliação que VV. Ex.as apresentaram no dia 10 de Janeiro do ano passado. Está agora a fazer um ano a criação da instabilidade nas escolas.

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP). — Muito bem!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Pela nossa parte, Sr. Ministro, até queremos ajudar o Governo, queremos ajudar o País. Por isso mesmo, apresentamos um modelo de avaliação, para este ano lectivo, bastante mais

Páginas Relacionadas
Página 0022:
22 | I Série - Número: 031 | 9 de Janeiro de 2009 simplificado, baseado na ideia de auto-av
Pág.Página 22