O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

23 | I Série - Número: 032 | 10 de Janeiro de 2009

deprimida são, justamente, aqueles que agora trocam «galhardetes» e que se acusam, mutuamente, de responsabilidades que ambos têm!

O Sr. Bruno Dias (PCP): — Essa é que é essa!

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — As políticas nacionais que têm sido prosseguidas, evidentemente, têm repercussão por todo o País, mas quando tocam regiões deprimidas, o que conseguem fazer, muitas vezes por acção e outras vezes por omissão, é deprimi-las ainda mais. Na verdade, tem sido esse o resultado dessas políticas.
Se olharmos para uma região deprimida como esta, que não é de agora nem do ano passado — há anos que se exige esta responsabilidade — , verificamos que os níveis de desemprego continuam muito acima da média, o tecido empresarial e industrial continua bastante fragilizado, a emigração continua «a galope». Estes são todos sinais claros de que, socialmente, há um drama naquela região que importa resolver.
Ora, quando há «dramas» no sistema financeiro, os governos acodem de imediato: não são necessários anos, apenas dias! Mas para estas situações concretas, para questões sociais tão relevantes como esta, são anos e anos a aguardar fachadas de medidas que, na verdade, não dão qualquer resultado! Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Fica bem claro, portanto, para quem é que têm governado aqueles que se têm alternado no governo. Mas o País exige medidas concretas, porque estão anunciadas mais dificuldades para o ano de 2009 e as regiões mais deprimidas do País, como a do Vale do Ave e do Vale do Cávado, são as que vão sentir mais estas dificuldades e podem ficar ainda mais deprimidas.
Temos de ter responsabilidade nesta matéria e pedi-la a quem tem responsabilidade governativa.
Responsabilidade, é exactamente o que se exige.
Por isso, Os Verdes votarão favoravelmente estas iniciativas.

Vozes do PCP: — Muito bem!

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Pereira.

O Sr. Jorge Pereira (PSD): — Sr. Presidente, do que ouvi do Partido Socialista, no Vale do Ave e no Vale do Cávado está tudo bem! As pessoas estão satisfeitas e os problemas não existem! Queria relembrar o Partido Socialista que, nos últimos 13 anos, os senhores estiveram no governo 10, que os PIN terminam em Gaia e «saltam» para Viana e que, por exemplo, no concelho de Guimarães, como referi — e o Sr. Deputado Miguel Laranjeiro bem sabe! — , a Câmara Municipal está a distribuir cabazes com alimentos à população.

Vozes do PSD: — Bem lembrado!

O Sr. Jorge Pereira (PSD): — Também quero relembrar que estamos em 2009 e que esta é a altura em que os portugueses, designadamente as populações do Vale do Ave e do Vale do Cávado, saberão avaliar a governação socialista.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: — Sr.as e Srs. Deputados, passamos à apreciação da petição n.º 434/X (3.ª) — Apresentada por Manuel Correia Fernandes e outros, solicitando à Assembleia da República que seja impedida a demolição do Mercado do Bolhão, no Porto.
Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Francisco Madeira Lopes.

O Sr. Francisco Madeira Lopes (Os Verdes): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Partido Ecologista «Os Verdes» começa por saudar os 50 000 peticionários, bem como a Plataforma de Intervenção Cívica, que fez chegar a petição n.º 434/X (3.ª) à Assembleia da República, solicitando que seja impedida a demolição do Mercado do Bolhão, no Porto.

Páginas Relacionadas
Página 0027:
27 | I Série - Número: 032 | 10 de Janeiro de 2009 Obras Públicas, Transportes e Comunicaçõ
Pág.Página 27
Página 0028:
28 | I Série - Número: 032 | 10 de Janeiro de 2009 O Sr. Fernando Jesus (PS): — De facto,
Pág.Página 28