O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 | I Série - Número: 038 | 24 de Janeiro de 2009

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Sr. Presidente, para afirmar que nos parece que a intervenção do Sr.
Ministro dos Assuntos Parlamentares foi particularmente paradigmática e exemplar daquela que tem sido a atitude do Governo perante este problema.
Por um lado, foi uma postura e uma atitude de confronto, eu quase diria belicista,»

O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — Muito bem!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — » de acicatar ànimos e atitudes hostis que, de facto, têm caracterizado, infelizmente, o Governo, em todo este processo, e que têm conduzido a um clima de instabilidade nas nossas escolas.
Em segundo lugar, foi uma intervenção absolutamente desfocada da realidade. Considero que qualquer português que viva o dia-a-dia das nossas escolas e tenha ouvido o Sr. Ministro, provavelmente, ter-se-á perguntado: «Mas este Ministro ç Ministro de que país?«»!

O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — Exactamente!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Porque, de facto, a realidade é que nas nossas escolas se vive um clima de profunda desmotivação e de instabilidade; e qualquer português sabe isso, menos o Governo, aparentemente!

Vozes do PSD: — É verdade! É verdade!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Em terceiro lugar, porque o Sr. Ministro teve aqui uma atitude, única e simplesmente, virada para a bancada do Partido Socialista:»

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — » fez uma espçcie de «comício interno«, provando que isto, hoje, ç um problema, infelizmente, interno, do Partido Socialista, mas que está a trazer consequências e prejuízos objectivos para as crianças e jovens do nosso país.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — O que nós queremos é avaliar os professores, mas também queremos um clima de paz e de estabilidade nas escolas. É isso o que esse projecto de lei proporciona e é por isso que nós o votaremos favoravelmente.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Diogo Feio.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares, Sr.as e Srs. Deputados: A nossa postura neste debate foi bem diferente.
V. Ex.ª começou por falar em derrota; eu fiz aqui o discurso da esperança e da confiança da parte das escolas.

Aplausos do CDS-PP.

V. Ex.ª fez um discurso com medo; nós não fizemos, porque assumimos a vontade de mudança.
V. Ex.ª fez um discurso de controleiro, de quem já sabe o resultado, num Parlamento livre. Isto é verdadeiramente inaceitável!

Páginas Relacionadas
Página 0009:
9 | I Série - Número: 038 | 24 de Janeiro de 2009 As opções tomadas por este Governo em rel
Pág.Página 9
Página 0010:
10 | I Série - Número: 038 | 24 de Janeiro de 2009 Ora, isto é especialmente penalizador pa
Pág.Página 10