O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

36 | I Série - Número: 038 | 24 de Janeiro de 2009

A Câmara guardou, de pé, 1 minuto de silêncio.

Srs. Deputados, vamos, agora, apreciar o voto n.º 199/X (4.ª) — De congratulação pela tomada de posse do Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e pelo anúncio do encerramento da prisão de Guantánamo (CDS-PP).
Cada grupo parlamentar dispõe de 2 minutos para se pronunciar.
Sr. Deputado Telmo Correia, tem a palavra para apresentar o voto.

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Este voto resulta, naturalmente, de um exercício de reflexão, de ponderação, mas também de coerência.

Risos do PCP e do BE.

Ri sempre melhor quem ri por último, Sr. Deputado.

O Sr. Francisco Louçã (BE): — Isso é o que vamos ver!

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — O CDS-PP e eu próprio nunca fomos favoráveis a votos sobre eleições em países estrangeiros.
No entanto, o que está em causa neste momento, que é um momento histórico, são as relações entre a Europa e os Estados Unidos, são os valores da aliança transatlântica, e esses, para nós, são os mais importantes.

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — A tomada de posse do Presidente Obama e o seu discurso constituem um momento indiscutivelmente histórico e importante.

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Talvez o discurso do Presidente Obama não seja — a história o dirá — tão marcante como, por exemplo, foi o discurso do 35.º Presidente, John Kennedy, ou o célebre discurso de Luther King, ou mesmo o da tomada de posse de Ronald Reagan. Mas é um discurso importante, que abre uma esperança no relacionamento entre a Europa e os Estados Unidos, que abre uma esperança na necessidade de vencer a crise económica, no combate às alterações climáticas ou na paz no Médio Oriente.
Em várias ocasiões, defendemos aqui aquilo a que chamamos a superioridade moral das democracias.

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Para que agora possamos, se não rir, Sr. Deputado Bernardino Soares, pelo menos sorrir, designadamente em relação aos que sempre usaram a existência de Guantánamo como um argumento de anti-americanismo, nós, que sempre nos dissemos aliados dos Estados Unidos, sempre defendemos aqui o encerramento de Guantanamo.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Hipocrisia política!

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Fizemo-lo pela voz do Sr. Deputado Hélder Amaral, a 9 de Fevereiro, e pela minha voz, a 20 de Junho de 2008.

Risos do Deputado do PCP Bernardino Soares.

Páginas Relacionadas
Página 0044:
44 | I Série - Número: 038 | 24 de Janeiro de 2009 Em consequência desta votação, o project
Pág.Página 44