O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

50 | I Série - Número: 075 | 2 de Maio de 2009

Percebemos perfeitamente o incómodo do PSD e do CDS, mas esta Casa, expressão maior da liberdade e da democracia, não pode deixar passar em claro esta provocação à liberdade e à democracia. E é por essa mesma razão que o Bloco de Esquerda apresenta este voto de protesto e de repúdio.
Já nos bastam, Sr.as e Srs. Deputados, os discursos que aqui temos de ouvir pejados de revanchismo, de autoritarismo mal escondido e de vontade de regresso ao passado, mas fazemo-lo precisamente porque somos pela liberdade e pela democracia.

Aplausos do BE.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Campos Ferreira.

O Sr. Luís Campos Ferreira (PSD): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: Com este voto, o Bloco de Esquerda pretende instrumentalizar o 25 de Abril e aquela que é a sua maior conquista: a liberdade.
Não há uma democracia «à Bloco de Esquerda». Não há uma democracia do Bloco de Esquerda. Há uma democracia, ponto!

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Muito bem!

O Sr. Luís Campos Ferreira (PSD): — Todos temos a certeza de que não há, nesta Câmara, um Deputado que seja a favor de uma ditadura,»

O Sr. José Junqueiro (PS): — Não é bem assim!

O Sr. Luís Campos Ferreira (PSD): — » seja ela de esquerda ou de direita.

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Muito bem!

O Sr. Luís Campos Ferreira (PSD): — Nesta Casa, todos os Deputados são contra as ditaduras e a favor da democracia, a favor da liberdade.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Luís Campos Ferreira (PSD): — Esta decisão é polémica. E claro que a polémica faz parte da democracia.
Esta data para o evento não é a mais feliz, nem é, provavelmente, uma data de bom senso. Mas esta decisão cabe ou não naquilo que é a autonomia do poder local? E este poder local é ou não um poder democrático? Este poder local democrático é ou não uma das grandes conquistas de Abril?

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Luís Campos Ferreira (PSD): — Este poder local democrático tem ou não de responder perante os eleitores? Nós, no PSD, não temos complexos nem medo da história. Nós, no PSD, aprendemos com a história,»

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Luís Campos Ferreira (PSD): — » como os portugueses aprenderam com a história, a rejeitar a ditadura, a lutar pela liberdade, a rejeitar a intolerància»

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Perfeitamente!

Páginas Relacionadas
Página 0054:
54 | I Série - Número: 075 | 2 de Maio de 2009 O Sr. Paulo Pedroso (PS): — Sr. Presidente,
Pág.Página 54