O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 | I Série - Número: 076 | 7 de Maio de 2009

O Sr. António Filipe (PCP): — Exactamente!

Protestos do PS.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Mas quem criou as razões para o protesto foi o próprio PS, com a sua política. E foi também o PS que levou e leva por diante gravíssimos atentados à liberdade, designadamente, ao promover o julgamento dos sindicalistas que, em Braga, protestavam contra a política do Governo; ao promover o controlo policial aos sindicatos e ás suas manifestações;»

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — É verdade!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — » ao interrogar estudantes para que denunciem professores; ao permitir a perseguição de sindicalistas nas empresas; ao perseguir funcionários públicos por opções e opiniões contrárias ao PS.
O PS gostaria de limitar a acção do PCP e impedir o seu papel destacado, na primeira linha da denúncia, do protesto e da exigência de uma alternativa. Um destacado militante do PS, na pele de comentador, até se atreveu a dizer que tem havido demasiada tolerância com o PCP na sociedade portuguesa.
Dói-lhes que denunciemos a sua política de favorecimento dos interesses económicos dominantes, as negociatas, as promiscuidades, a falta de transparência e a utilização do aparelho de Estado.
Dói-lhes que responsabilizemos a sua política pelo estado a que o País chegou.
Estamos de corpo e alma na luta contra esta política e temos muito orgulho disso! Esta luta faz-se nas instituições democráticas e faz-se também, democraticamente, na luta social das populações e dos trabalhadores. É isso que lhes dói.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Queira concluir, Sr. Deputado.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Termino já, Sr. Presidente.
Podem estar certos que não nos intimidam, que não nos condicionam e que não nos conseguirão calar.
Continuaremos a luta e o protesto, que terá um ponto alto na marcha que convocámos para o próximo dia 23.
Apelamos a todos os portugueses, vítimas da política do Governo, que não se calem, que não desistam de derrotar esta política, que continuem a exigir a ruptura com a política de direita.
Todos à luta por uma vida melhor!

Aplausos do PCP e de Os Verdes.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Mota Andrade.

O Sr. Mota Andrade (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Bernardino Soares, factos são factos, e os factos falam por si.

O Sr. José Junqueiro (PS): — Muito bem!

O Sr. Mota Andrade (PS): — O candidato do Partido Socialista Vital Moreira foi a uma manifestação, a uma manifestação que é de todos, comemorar o 1.º de Maio. Acresce que o candidato do Partido Socialista foi convidado pelos promotores dessa manifestação,»

O Sr. José Junqueiro (PS): — Exactamente!

O Sr. Mota Andrade (PS): — » e o facto ç que o candidato do Partido Socialista foi agredido.

Vozes do PS: — É verdade!

Páginas Relacionadas
Página 0019:
19 | I Série - Número: 076 | 7 de Maio de 2009 O Sr. Mota Andrade (PS): — O que é grave é
Pág.Página 19