O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

38 | I Série - Número: 088 | 4 de Junho de 2009

Na área do desporto, foram assinados protocolos, em parceria, para a construção de centros de alto rendimento de surf, em Peniche e Nazaré, e de badmington, em Caldas da Rainha, sendo considerado um dos melhores da Europa e cuja concretização está prevista para Setembro do corrente ano.
O turismo é hoje um dos maiores baluartes do desenvolvimento do Oeste, uma perspectiva sustentável de aproveitamento dos seus recursos e potencialidades. É um dos sectores mais dinâmicos e que mais contribui para o crescimento da riqueza no Oeste.
É da mais elementar justiça que, ao falar do turismo, destaque o papel importantíssimo que foi até hoje desempenhado pelo Presidente da Região de Turismo do Oeste, Dr. António Carneiro, que soube criar as raízes para o desenvolvimento que o sector atravessa. As suas dinâmica e competência merecem que aqui lhe deixe uma palavra de louvor e de parabéns.
A intervenção no sector do turismo no Oeste foi recentemente reforçada com a adesão dos municípios da Nazaré e Alcobaça à Região de Turismo do Oeste. Esta adesão, que espero que se concretize, formalmente, muito rapidamente, vem dar mais força ao Oeste e vem ao encontro dos interesses da região, pois não se compreenderia que Alcobaça e Nazaré, municípios que, desde a primeira hora, estiveram na linha da frente e foram fundadores da Associação de Municípios do Oeste, ficassem, no sector do turismo, fora da sua institucionalização. Congratulo-me aqui com as decisões dos órgãos municipais de Alcobaça e Nazaré, que, na minha opinião, adoptaram a posição mais correcta.
O desenvolvimento sustentável é hoje visível ao nível das infra-estruturas e equipamentos do turismo de agricultura. É certo que é um sector onde há naturais dificuldades estruturais mas que, em diversas das suas produções, revela uma enorme dinâmica, sendo exemplo de inovação e qualidade.
Gostaria de salientar os serviços Casa Pronta, que permitem realizar todas as operações necessárias à transmissão de um imóvel num único ponto de atendimento, como foi realçado ontem, na abertura do Casa Pronta na Nazaré, pelo Sr. Ministro da Justiça, Dr. Alberto Costa.
Em relação aos portos de pesca de Nazaré e Peniche, importa salientar o conjunto de investimentos de modernização e requalificação que tem vindo a verificar-se. Exemplo disso são a recente entrada em funcionamento da venda de pescado online, na lota de Peniche, e a muito reclamada dragagem do porto de abrigo da Nazaré.
Hoje, os desafios que se colocam à pesca são complexos, pelo que seria importante estabelecer parcerias entre o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), as autarquias e as associações de pescadores, com o objectivo de dinamizar o sector.
Outro dos sectores que também tem revelado enorme dinâmica é o do ambiente e pode afirmar-se que o Oeste é um dos maiores pólos de energia eólica do País. Nesta matéria, deixo a sugestão de a sua gestão ser descentralizada nos municípios.
Importa desenvolver e agilizar um conjunto de parcerias público-privadas no domínio do ciclo urbano da água mas é importante referir a excelente cobertura no subsector do abastecimento de água, devendo, no entanto, ser feito um esforço de maior racionalização e gestão de custos, por forma a que o preço pago pelas populações mais desfavorecidas seja reduzido, à semelhança do que acontece em outras regiões do País.

O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Isabel Vigia (PS): — No Oeste, temos a modernidade, a tradição e a história, caminhando lado a lado.
É hoje inegável que esse desenvolvimento resulta da dinâmica das suas populações e das parcerias e lideranças que se têm afirmado, no seu conjunto, nesta magnífica região.
Muito mais havia a fazer, e permitam-me aqui deixar algumas sugestões para uma cada vez maior afirmação do Oeste.

O Sr. Presidente: — Sr.ª Deputada, já esgotou o tempo de que dispunha, que era apenas de 10 minutos.

A Sr.ª Isabel Vigia (PS): — Estou a acabar, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: — Mas tem mesmo de concluir, Sr.ª Deputada.

Páginas Relacionadas
Página 0039:
39 | I Série - Número: 088 | 4 de Junho de 2009 A Sr.ª Isabel Vigia (PS): — Em termos inst
Pág.Página 39
Página 0040:
40 | I Série - Número: 088 | 4 de Junho de 2009 A PIIC terá uma componente de segurança, um
Pág.Página 40
Página 0041:
41 | I Série - Número: 088 | 4 de Junho de 2009 Nesta proposta de lei estão contemplados —
Pág.Página 41
Página 0042:
42 | I Série - Número: 088 | 4 de Junho de 2009 Aplausos do PS. O Sr. Presidente: —
Pág.Página 42
Página 0043:
43 | I Série - Número: 088 | 4 de Junho de 2009 Judiciária — porquanto passa a ser, como j
Pág.Página 43
Página 0044:
44 | I Série - Número: 088 | 4 de Junho de 2009 Portanto, é preciso perceber como é que os
Pág.Página 44
Página 0045:
45 | I Série - Número: 088 | 4 de Junho de 2009 Ou seja, cada órgão de polícia criminal pos
Pág.Página 45
Página 0046:
46 | I Série - Número: 088 | 4 de Junho de 2009 O Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Adm
Pág.Página 46
Página 0047:
47 | I Série - Número: 088 | 4 de Junho de 2009 Pedimos a vossa contribuição crítica e esta
Pág.Página 47