O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

39 | I Série - Número: 089 | 5 de Junho de 2009

garantida até aos 18 anos, o que significa que só em 2014/2015, depois de o QREN ter terminado, é que teremos a escolaridade obrigatória até aos 12.º ano de escolaridade.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, agora, ao abrigo dos n.os 2 e 3 do artigo 76.º do nosso Regimento, tem a palavra para uma intervenção a Sr.ª Deputada Esmeralda Ramires.

A Sr.ª Esmeralda Ramires (PS): — Sr. Presidente, Sr. Ministro, Sr.as e Srs. Deputados: O Sporting Clube Olhanense ascendeu esta época à Superliga do futebol profissional, o que constitui um motivo de grande júbilo e alegria para os olhanenses, sentimentos que são partilhados pelos algarvios em geral.
A cidade de Olhão, qual noiva maravilhada, festeja e exorbita a coragem, o trabalho, o esforço, a capacidade e a determinação com que a sua equipa, na qual sempre acreditou, conseguiu regressar às antigas vitórias.
Com efeito, a ascensão do Sporting Clube Olhanense à Superliga é um feito que deve ser festejado, na justa medida da dificuldade, quase hercúlea, que o mesmo representa, pois todos sabemos das dificuldades que os clubes do Sul do País têm em atingir a performance e o patamar mais alto do futebol português.
Muitos são os factores que concorrem para que exista essa dificuldade, desde logo, a muito desigual concorrência a que os mesmos estão sujeitos, de que dou apenas como exemplo, no caso dos clubes do Algarve, a distância que têm de percorrer para realizar qualquer jogo. Uma distância que é, no mínimo, de 600 km, causa um inestimável desgaste físico e emocional aos jogadores e um avultado acréscimo de despesa com transportes, alojamentos e refeições, que constituem uma sobrecarga na gestão financeira dos clubes.
Neste contexto, este clube do Sul de Portugal deu um verdadeiro exemplo de que a não resignação face às dificuldades e às contrariedades, a capacidade de seguir em frente, o acreditar que, quando se quer, se consegue, por mais competitiva que seja a actividade e por maiores que sejam as adversidades e até as injustiças, e que é sempre possível concretizar um sonho e realizar um projecto.
Provou-nos, igualmente, este clube que uma boa gestão não depende forçosamente nem de grandes orçamentos nem de muitos subsídios.
E, mais uma vez, ilustrando, trago à colação o exemplo deste clube, que, com um orçamento reduzido, soube honrar os seus compromissos e, chegado ao fim da época, se encontra no rol dos clubes portugueses da Liga Profissional de Futebol, sem dívidas, nomeadamente aos seus jogadores, o que consubstancia também um grande respeito por aqueles que trabalham e produzem, neste caso, os profissionais de futebol, pelo que, também nesta dimensão, este é um reconhecimento merecido.
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Esta é uma homenagem ao Sporting Clube Olhanense, mas também aos olhanenses, porque este é um clube que tem na alma e na paixão dos olhanenses pelo futebol a sua génese e sustentabilidade, qualidades com que tem feito história. Com efeito, como canta o seu hino, «»A nossa força ç a nossa história»«. E o Sporting Clube Olhanense tem uma história longa e rica em vitórias e emoções, sempre com o inexcedível apoio e carinho de um povo habituado a lidar com a adversidade.
Nascido em 1912, este clube celebrará o seu centenário daqui a três anos. No seu currículo conta, entre muitas vitórias, com a glória de ter sido campeão nacional de futebol no ano de 1924, de ter sido finalista na Taça de Portugal em 1945 e de ter integrado a 1.ª Divisão Nacional durante 15 anos.
E foram o orgulho na sua história, o apoio da sua massa associativa e o carinho dos olhanenses as forças motoras que, aliadas a uma gestão responsável e dinâmica e a uma equipa desportiva e técnica ganhadoras, deram a esta equipa a capacidade de manter o rumo, que já no ano transacto a aproximara da subida de divisão, e de atingir o topo.
Por isso, a alegria e o orgulho são natural e legitimamente compartilhados pelos olhanenses, em especial, e pelos algarvios, em geral.
Mas este é um êxito que não tem apenas consequências futebolísticas. A ascensão da equipa do Olhanense devolve ao Algarve, passados sete anos, a possibilidade de receber equipas da 1.ª Liga, aumentando, assim, a atracção turística do Algarve, designadamente no Inverno, contribuindo para o seu desenvolvimento económico e, consequentemente, concorrendo para o aumento da riqueza nacional.

Páginas Relacionadas
Página 0043:
43 | I Série - Número: 089 | 5 de Junho de 2009 Também parece mentira porque ainda há quatr
Pág.Página 43