O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

60 | I Série - Número: 030 | 6 de Fevereiro de 2010

O Sr. Francisco de Assis (PS): — Isto é absolutamente inaceitável e quero fazer aqui um veemente protesto em relação ao Sr. Deputado, pela forma como se referiu à nossa bancada.
Bem sei que o Bloco de Esquerda, nesta discussão, está a atravessar um mau momento,»

Risos do BE.

» porque está a ficar com a «mancha» de se ter transformado hoje, e espero que só episodicamente, numa espécie de ala esquerda parlamentar do Dr. Alberto João Jardim. Esta é que é a verdade!

Aplausos do PS.

Esta é a ala esquerda a que uma liderança populista regional sempre aspira, encontrada finalmente, aqui, talvez onde menos se esperaria, por puro oportunismo político e para criar dificuldades ao Governo e à maioria parlamentar socialista.

Vozes do PS: — É verdade!

O Sr. Francisco de Assis (PS): — Mas, Sr. Deputado, nada lhe dá o direito de usar a palavra que usou e quero dizer-lhe, muito frontalmente, que não aceitamos que se refira à nossa bancada nos termos em que se referiu.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Para dar explicações, tem a palavra o Sr. Deputado Luís Fazenda.

O Sr. Luís Fazenda (BE): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Francisco de Assis, devo confessar que o seu direito, a sua autoridade para exigir explicações nesta matéria é bastante diminuta, porque o senhor tem sido o «insultador-mor» da nossa bancada.

Aplausos do BE.

As Actas da Assembleia da República registam não sei quantos insultos pessoais, repito, pessoais, a vários Deputados desta bancada.

O Sr. José Manuel Pureza (BE): — É verdade!

O Sr. Francisco de Assis (PS): — Diga um!

O Sr. Luís Fazenda (BE): — Mas, enfim, até quem tem capacidade diminuída para o efeito tem tanto direito como os outros, e registo esse facto.
Quando os Srs. Deputados do Partido Socialista contrapõem circunstâncias da Madeira e dos Açores ou dos Açores e de Portalegre ou de Portalegre e de qualquer outra região do País, estão a induzir um divisionismo entre as populações,»

O Sr. Afonso Candal (PS): — Tem de provar!

O Sr. Luís Fazenda (BE): — » estão a procurar o ódio entre as populações, enquanto que nós temos uma atitude de unidade nacional.
Isso está explicado, a xenofobia, etimologicamente, sabe-se o que é, é a hostilidade ao estranho, ao outro, e é a isso que os senhores estão a induzir.

Páginas Relacionadas
Página 0063:
63 | I Série - Número: 030 | 6 de Fevereiro de 2010 um Ministro de Estado e das Finanças em
Pág.Página 63
Página 0064:
64 | I Série - Número: 030 | 6 de Fevereiro de 2010 O Sr. Ricardo Martins (PS): — Para lhes
Pág.Página 64
Página 0065:
65 | I Série - Número: 030 | 6 de Fevereiro de 2010 Não há açorianos, não há madeirenses, n
Pág.Página 65