O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

63 | I Série - Número: 030 | 6 de Fevereiro de 2010

um Ministro de Estado e das Finanças em ameaça de demissão ou a agir como um Almunia, atraindo publicidade negativa para Portugal.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Faça favor de concluir, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Assunção Cristas (CDS-PP): — Vou concluir, Sr. Presidente.
Não creio que esta atitude se possa qualificar como paciente ou frutuosa, é mais ajustado qualificá-la como de uma imensa irresponsabilidade.

Aplausos do CDS-PP.

Não é possível criar sistematicamente cenários de crise política com base numa alteração a uma lei que não é nada ao pé do Orçamento do Estado: um défice previsto de 8.3%; uma dívida pública que ultrapassa o PIB, se contabilizarmos todo o sector empresarial, e um endividamento externo galopante.
Enquanto critica a oposição, recomendamos ao Governo que tenha a seriedade de voltar a olhar para a sua proposta de Orçamento do Estado e que, enquanto faz esta birra, seja capaz de, olhos nos olhos, justificar, por exemplo, os 450 milhões que vai transferir a mais para o sector empresarial do Estado ou os que vai gastar a mais com consultorias externas.
E, Sr. Ministro, fica já a saber que terá o nosso apoio para cortar os ditos 50 milhões que tanto o preocupam nesta lei, e cortá-los, por exemplo, numa empresa pública ligada ao divertimento.

Aplausos do CDS-PP.

Nessa altura, quando o Governo for capaz de fazer essa reflexão, já estará mais moralizado e talvez já sinta que tem a capacidade e a legitimidade para entrar no diálogo paciente e frutuoso que a oposição, entre si, conseguiu estabelecer.
Da parte do CDS e a bem de Portugal, será sempre muito bem-vindo.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Guilherme Silva.

O Sr. Guilherme Silva (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares, Sr.as e Srs. Deputados: A minha primeira palavra ç dirigida ao povo da Região Autónoma dos Açores,»

Risos do PS.

» para lhe dizer que não confundo o povo solidário dos Açores com o Governo que ocasionalmente está a dirigi-lo, fomentando um divisionismo que jamais existiu nas autonomias regionais.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Guilherme Silva (PSD): — Sei que essa convergência e essa solidariedade estão presentes no povo dos Açores.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Guilherme Silva (PSD): — A minha segunda palavra é para os portugueses do continente, para lhes dizer»

Páginas Relacionadas
Página 0061:
61 | I Série - Número: 030 | 6 de Fevereiro de 2010 Agora, relativamente à outra alegação,
Pág.Página 61
Página 0062:
62 | I Série - Número: 030 | 6 de Fevereiro de 2010 A Sr.ª Assunção Cristas (CDS-PP): — Pri
Pág.Página 62