O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

64 | I Série - Número: 030 | 6 de Fevereiro de 2010

O Sr. Ricardo Martins (PS): — Para lhes explicar o despesismo! Explique!

O Sr. Guilherme Silva (PSD): — » que tambçm sei da solidariedade, que ç desrespeitada por este Governo, da solidariedade da alma do povo português, e que a essa solidariedade é recíproca por parte dos madeirenses.
A minha terceira palavra é para os madeirenses, para lhes dizer que a coisa mais sagrada que há é o voto deste mandato que delegaram em nós e a força que esse voto nos deu para resistir a todas as chantagens»

O Sr. Francisco de Assis (PS): — Chantagens?!»

O Sr. Guilherme Silva (PSD): — » de um Governo que não tem respeito pela dignidade do povo que o elegeu.

Aplausos de Deputados do PSD.

A minha quarta palavra é para prestar homenagem a todos os Presidentes da República e a todos os Primeiros-Ministros da nossa democracia, dizendo-lhes que tivemos, e temos, muitas divergências, muitas diferenças, mas souberam, com essas diferenças e com essas divergências, respeitar aquilo que é mais importante para todos nós: a unidade nacional, a solidariedade entre portugueses e o respeito pela Constituição.
Pela primeira vez na História da nossa democracia quem tinha essa obrigação primeira, o Governo da República, quebrou-a, e fê-lo de uma forma que não magoa apenas os madeirenses. Felizmente, o comportamento de todas as forças políticas, à excepção do Partido Socialista, revela que magoa todos os portugueses e, se calhar, magoa, acima de tudo, aqueles que por engano votaram no Partido Socialista.

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares, a pior coisa que se pode fazer a um país é dividi-lo; a pior coisa que se pode fazer a um país, neste caso Portugal, é pôr portugueses contra os portugueses.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Guilherme Silva (PSD): — E é isto que o governo do PS tem feito, desde a malfadada lei que aprovou aqui, sozinho, em 2007.

O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — Sozinho é um eufemismo!

O Sr. Guilherme Silva (PSD): — Tive a honra de integrar o grupo de trabalho que elaborou a primeira Lei das Finanças das Regiões Autónomas e foi um madeirense que propôs que se adicionasse o quociente de nove décimos para que os Açores, que têm nove ilhas e justamente devem ter maior apoio do Estado, tivessem mais transferências do que a Madeira.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — Peanuts!

O Sr. Guilherme Silva (PSD): — É isto que o Sr. Ministro, o seu Governo e o Primeiro-Ministro não percebem: é esta solidariedade que todos temos que ter entre nós!

Risos do PS.

Páginas Relacionadas
Página 0065:
65 | I Série - Número: 030 | 6 de Fevereiro de 2010 Não há açorianos, não há madeirenses, n
Pág.Página 65
Página 0066:
66 | I Série - Número: 030 | 6 de Fevereiro de 2010 O Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): —
Pág.Página 66