O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 | I Série - Número: 034 | 13 de Março de 2010

declaração final rápida relativamente a todo este processo que agora termina, para dizer que foi um período longo, mas penso que bastante positivo e profícuo. Houve melhoria de diversos artigos, houve manifestação de posições divergentes, mas também de posições convergentes. Penso que foi feito um bom trabalho, ainda que com momentos menos felizes em termos de posicionamento de voto de algumas bancadas, mas prontamente corrigidos.

Risos do BE.

Portanto, Sr. Presidente, acho que termina aqui, sem prejuízo das votações que ainda vamos ter a seguir e da sessão de encerramento, um árduo trabalho de mês e meio.
Quero saudar V. Ex.ª pela forma exemplar como foram conduzidos os trabalhos — aliás, como já vem sendo habitual —, mas também fazer uma referência muito clara ao apoio que tivemos por parte dos serviços da Assembleia da República, porque acho que este Orçamento terá sido, porventura, o mais difícil em termos de gestão do processo, daquilo que não se vê e que é francamente pesado, mas a eficiência e a prontidão da resposta a sucessivas e rápidas solicitações foi ao nível das melhores, senão mesmo a melhor, dos últimos anos.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Ontem, deviam ter votado ao contrário.

O Sr. Afonso Candal (PS): — Portanto, Sr. Presidente, com esta declaração final, penso que encerramos aqui uma parte do nosso trabalho, que foi bastante relevante, para podermos passar às votações.
Peço a V. Ex.ª para, depois de outras intervenções que possam existir neste momento, interromper os trabalhos por cerca de cinco minutos, para nos prepararmos para as votações.

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado José Gusmão.

O Sr. José Gusmão (BE): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Bloco de Esquerda não compreende a satisfação do Sr. Deputado Afonso Candal com a condução dos trabalhos.
É verdade que contaram neste debate orçamental com uma direita extraordinariamente disciplinada,»

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — É verdade!

O Sr. José Gusmão (BE): — » que, quando se atreveu a sair da linha, bastou um telefonema da bancada do PS para recuar imediatamente.

Vozes do PS e do PSD: — Ahhh!»

O Sr. José Gusmão (BE): — Estiveram, de facto, muito bem comportados.
Mas convém dizer que o PSD só esteve tão disciplinado neste debate orçamental porque a política que aqui hoje vai ser aprovada, com os votos das bancadas da direita, é a política que a direita gostaria de pôr em prática, e que o Sr. Ministro das Finanças tão bem resumiu quando falou na redução das prestações sociais, dos salários e do investimento.
É esta política «manuela ferreira leitista» que o Partido Socialista pôs em prática...

O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Já agora «teixeirista»...

O Sr. José Gusmão (BE): — ... que leva a que o PSD seja tão solícito a acolher todos os pedidos, todas as exigências e todas as ordens da bancada do Partido Socialista.

O Sr. Agostinho Branquinho (PSD): — Não esteve cá!

Páginas Relacionadas
Página 0022:
22 | I Série - Número: 034 | 13 de Março de 2010 Aplausos do PCP. O Sr. Presidente: —
Pág.Página 22