O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 | I Série - Número: 037 | 20 de Março de 2010

veemente a todo e qualquer tipo de violência, seja em meio escolar ou em qualquer outro meio, seja violência física, verbal ou psicológica.
Esta é uma matéria de elevada complexidade e que exige um forte exercício de responsabilidade por parte de todos. Sobretudo se pretendemos, como o PS pretende, uma escola pública exigente e rigorosa, com qualidade para todos e que não se demita de educar as pessoas.

Vozes do PS: — Muito bem!

A Sr.ª Paula Barros (PS): — Ou seja, uma escola que não desista e que não desista de ninguém. E não devemos ter receio de assumir esta escola, não devemos. Sabemos que fácil é desistir — fácil é desistir punindo e excluindo — e fácil mesmo é mudar a lei. Difícil, muito mais difícil do que isto tudo, é educar as pessoas.

Aplausos do PS.

E neste processo de educação, a punição também faz falta, mas, apesar de estar provado e reconhecido que faz falta, não é suficiente como instrumento formador e educativo.
Há muitos exemplos de sucesso de comunidades educativas, de professores, que dedicam todo o seu esforço e todo o seu empenho em corrigir situações para que a escola funcione no sentido daquilo que o Partido Socialista hoje aqui defendeu.
Pena é que esses exemplos positivos raramente, muito raramente, sejam trazidos ao debate político.
Defendemos que esses exemplos positivos devem ter a mesma repercussão, a mesma visibilidade que têm todos os exemplos negativos que, infelizmente, ocorrem e nos preocupam, mas que, por essa via, só conseguiremos sempre avolumar. E o nosso objectivo — e creio que o de todos — não é esse. O nosso objectivo é avolumar, reproduzir o esforço e o empenho de todos aqueles que apostaram fortemente numa escola para todos e que estão a ter sucesso.

Vozes do PS: — Muito bem!

A Sr.ª Paula Barros (PS): — Há diversos caminhos»

O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Paula Barros (PS): — » que podemos seguir, mas há um caminho que devemos, em conjunto e responsavelmente, construir, um caminho que aponte claramente para a prevenção, que deve ir para além do perímetro escolar, e que envolva todos — alunos, famílias e comunidade em geral. E há também um caminho de reforço e autonomia dos professores, porque, no mesmo, eles próprios são os melhores a saber avaliar e encontrar as respostas em cada momento, mas, muitas vezes, esbarram nos articulados dos textos legislativos. Sobre isto, o Partido Socialista convida todos a reflectir, porque esta é uma matéria que merece a reflexão e a responsabilização de todos.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Emídio Guerreiro.

O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, ouvimos algumas coisas curiosas neste debate, até este momento.
Desde logo, ouvimos o Partido Socialista dizer que está preocupado — e ainda bem que o está porque, penso, essa preocupação é comum a todos os portugueses, aos que se encontram nesta Câmara e aos que não estão aqui — , está disponível e com vontade de contribuir para uma solução diferente.
Ainda bem que o está. Mas permitam-me dizer-lhes o seguinte: não tenho qualquer dúvida de que a vossa disponibilidade está assente apenas no facto de os senhores terem perdido a maioria absoluta. É que essa

Páginas Relacionadas
Página 0037:
37 | I Série - Número: 037 | 20 de Março de 2010 O Sr. Presidente: — Como há consenso, ass
Pág.Página 37