O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 | I Série - Número: 038 | 25 de Março de 2010

Somincor, que, como sabemos, está neste processo numa atitude arrogante e prepotente, recusando a negociação com os mineiros.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — É verdade!

O Sr. José Soeiro (PCP): — Não admira esta postura arrogante e prepotente da multinacional Lundin Mining: ela sabe que conta com a postura cúmplice e subserviente do Governo; ela conhece as razões ocultas que levam o Governo do PS a ocultar os contratos e anexos que com ela assinou; ela sabe que pode contar com os bons ofícios dos mandantes do Governo no distrito (vejam-se as prestimosas tentativas do Sr.
Governador Civil do distrito de Beja de tentar dividir os mineiros com o estafado discurso de que estarão a ser manipulados e instrumentalizados pelo PCP). Uma vergonha!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — É sempre a mesma conversa!

O Sr. José Soeiro (PCP): — Como se os mineiros fossem manipuláveis, como se fossem parvinhos e não soubessem que o sucesso da luta que estão a travar reside, em primeiro lugar, na sua unidade e na sua capacidade de resistir às manobras divisionistas dos que, a qualquer preço, querem servir a multinacional Lundin Mining em detrimento dos interesses dos trabalhadores, do Alentejo e do País.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Muito bem!

O Sr. José Soeiro (PCP): — Apoiámos, apoiamos e iremos continuar a apoiar a luta dos mineiros da Somincor, como apoiámos, apoiamos e apoiaremos todas as lutas visando uma maior e mais justa partilha da riqueza nacional, porque não é com congelamento e degradação de salários e reformas, com agravamento de impostos sobre os rendimentos do trabalho, com mais desemprego e precariedade, com cortes de investimento e consequente degradação dos serviços públicos, com mais privatizações das empresas rentáveis onde o Estado tem posições, como nos propõe o PS no seu famigerado Programa de Estabilidade e Crescimento, com a cumplicidade, já assumida, do PSD, que Portugal irá vencer a crise de que tanto se fala.
Que vençam os mineiros, porque esse, sim, será um contributo para superar a crise.

Aplausos do PCP.

Entretanto, assumiu a presidência a Sr.ª Vice-Presidente Teresa Caeiro.

A Sr.ª Presidente: — Inscreveram-se dois Deputados para pedir esclarecimentos ao orador.
Em primeiro lugar, tem a palavra a Sr.ª Deputada Mariana Aiveca.

A Sr.ª Mariana Aiveca (BE): — Sr.ª Presidente, Sr. Deputado José Soeiro, trouxe a este Plenário um tema da maior importância: a solidariedade com a justa e grande luta dos mineiros da Somincor.
Na perspectiva do Bloco de Esquerda, é inexplicável que uma empresa com tantos lucros esteja a oferecer exactamente 1% de aumento a estes trabalhadores. Todos nós sabemos as degradantes condições em que estes trabalhadores laboram. Não é a mesma coisa trabalhar numa mina ou trabalhar à superfície da terra, como todos bem sabemos.
Curiosamente, como o Sr. Deputado referiu na sua intervenção, na passada Legislatura foram aqui feitas imensas promessas não só pelo ex-Ministro Manuel Pinho como pelo Ministro Vieira da Silva e até houve um compromisso do Sr. Primeiro-Ministro acerca da laboração desta mina, que já passou por várias etapas e por várias fases. Inclusivamente, neste momento, tem apenas 200 trabalhadores quando, em tempos, foi uma empresa que, naquelas terras de grande estigmatização, provocou desenvolvimento não só para os trabalhadores e para a mina em si como também em termos locais, tal como o Sr. Deputado referiu.
Sr. Deputado, a minha pergunta é muito clara: acha excessiva a reivindicação dos mineiros da Somincor quando reivindicam a uma empresa com brutais lucros, como referi, um aumento de 100 €? Acha que faz bem

Páginas Relacionadas
Página 0027:
27 | I Série - Número: 038 | 25 de Março de 2010 Quero terminar, Sr.ª Presidente, Srs. Mini
Pág.Página 27