O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

54 | I Série - Número: 045 | 16 de Abril de 2010

Como todos sabem, há pessoas que, pela sua intervenção social e abnegação ao serviço público, deixam uma marca indelével aos seus concidadãos. Foi o caso do Dr. Nascimento Rodrigues, um cidadão prestante e íntegro, que deixa uma agradável memória, não só aos que o conheceram pessoalmente mas também a todos quantos conheceram o seu apego à justiça e ao bem comum.
Desempenhou merecidos cargos públicos da mais alta relevância política e emprestou à democracia portuguesa o rigor e a isenção que reconhecemos aos melhores portugueses. Exerceu também cargos em organizações internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e dignificou Portugal internacionalmente.
Assim, o Partido Socialista enaltece as qualidades do Dr. Nascimento Rodrigues, agradece o seu contributo de grande elevação ética e apresenta à sua família e amigos sentidas condolências.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra a Sr.ª Deputada Helena Pinto.

A Sr.ª Helena Pinto (BE): — Sr. Presidente, Sr.as Deputadas e Srs. Deputados: O Provedor Nascimento Rodrigues foi um democrata exemplar. Desempenhou muitos cargos na nossa sociedade, mas gostaria de relembrá-lo enquanto provedor de justiça. Neste aspecto, temos de assinalar que o Dr. Nascimento Rodrigues foi um provedor de assinalável desempenho, ao serviço dos cidadãos e das cidadãs durante os anos em que exerceu este importante cargo.
Relembro as suas muitas sugestões dirigidas à Assembleia da República e ao governo no sentido de se proceder a alterações legislativas ou mesmo até a alterações procedimentais.
Muito haveria a dizer, Sr.as e Srs. Deputados, sobre este homem que nos deixou, mas quero assinalar, neste momento em que a Assembleia da República lhe presta homenagem, dois aspectos que mereceram a sua especial preocupação e a sua especial atenção enquanto provedor de justiça: tudo o que se relacionava com a situação, no nosso País, dos idosos e dos reclusos.
Penso que, assim, Nascimento Rodrigues deu um sinal certo sobre o que deve ser a democracia e o que foi — e que fica connosco — o seu legado profundamente humanista.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: Quero associar-me a este voto de pesar pela morte do ex-Provedor de Justiça Nascimento Rodrigues, um cidadão que desempenhou as mais altas funções públicas, quer no nosso País quer a nível internacional, mas que, sem dúvida, marcou a vida pública nacional pelo seu desempenho enquanto provedor de justiça.
Deu um impulso à função da Provedoria na modernização da sua acção, na proximidade e na disponibilidade para os cidadãos, no carácter interventivo com que muitas vezes questionou o Governo e a Administração Púbica em relação a tantas matérias que eram preocupação dos cidadãos e relativamente às quais os direitos não eram respeitados, deixando, por isso, uma marca indelével na Provedoria de Justiça, que, aliás, não foi devidamente respeitada no momento em que era exigível a sua substituição, nos últimos tempos.
Penso que devemos lembrar, nesta Assembleia da República, e fá-lo-emos com toda a justeza, um homem que serviu a causa pública, designadamente na Provedoria de Justiça, deixando aqui sentidas condolências à sua família e ao PSD.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Mota Soares.

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: A bancada do CDS associa-se também a este voto.
Para todos aqueles que se interessam, de alguma forma, pelas questões do mundo laboral, o Dr.
Nascimento Rodrigues foi uma grande referência.
Licenciado em Direito, iniciou as suas funções profissionais exactamente dedicado ao mundo do Direito do Trabalho, em específico às áreas da contratação colectiva.

Páginas Relacionadas
Página 0051:
51 | I Série - Número: 045 | 16 de Abril de 2010 Se algum apelo fará, junto de todos nós, d
Pág.Página 51