O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

52 | I Série - Número: 045 | 16 de Abril de 2010

Eleito Deputado nas IV, V e VI e VII Legislatura foi, nesta última, eleito Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe.
No que respeita à CPLP, importa destacar o empenho e amor com que Francisco da Silva se dedicou em servi-la, muito particularmente durante o processo de transformação do Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa em Assembleia Parlamentar da CPLP.
Eleito em 2008 Presidente do Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa foi em São Tomé, durante esta sua Presidência, que se realizou a reunião dos parlamentares da CPLP onde foi tomada a decisão de transformar o Fórum Parlamentar em Assembleia Parlamentar.
O contributo de Francisco da Silva na procura de consensos alargados e soluções construtivas revelou-se fundamental para que se tivessem concluído com êxito os trabalhos dessa reunião.
O seu empenho na afirmação da CPLP foi, a par do seu amor a São Tomé e Príncipe, uma das suas causas de vida, aliás, bem patente na recente reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP realizada em Lisboa no passado mês de Março, onde, apesar de já muito debilitado pela doença, ter feito questão de participar num dos momentos mais significativos dessa reunião, precisamente a Conferência dos Presidentes dos Parlamentos da CPLP.
Cidadão insigne do seu país e do espaço da CPLP, Francisco da Silva fazia sempre questão de demonstrar uma grande amizade para com Portugal e o seu povo, procurando sempre estabelecer relações privilegiadas com o Parlamento Português, adoptando inequivocamente para si o estatuto de cidadão lusófono.
A Assembleia da República presta a sua sentida homenagem à memória de Francisco da Silva e endereça sentidas condolências à sua família, à Assembleia Nacional e ao Estado de São Tomé e Príncipe.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, vamos votar o voto que acabou de ser lido.

Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.

Srs. Deputados, renovando as condolências da Assembleia da República ao Sr. Embaixador da Polónia e ao Sr. Embaixador de São Tomé e Príncipe, presentes nesta Sessão, peço a todos que observemos 1 minuto de silêncio em memória do Presidente da Polónia e demais vítimas do desastre aéreo em Smolensk, bem como do Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe e Presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP.

A Câmara guardou, de pé, 1 minuto de silêncio.

A Sr.ª Secretária vai agora proceder à leitura do voto n.º 38/XI (1.ª) — De pesar pela morte do jornalista Aníbal Araújo (PS e PSD).
Tem a palavra, Sr.ª Secretária.

A Sr.ª Secretária (Maria Paula Cardoso): — Sr. Presidente, Sr.as Deputadas e Srs. Deputados, o voto é do seguinte teor:

Aníbal Araújo faleceu no passado dia 3 de Abril, depois de prolongada doença.
Sem qualquer dúvida que se tratava de uma das mais autorizadas e distintas vozes da imprensa regional portuguesa.
Fundador e proprietário de títulos como A Voz de Azeméis e a revista Portugal, em Oliveira de Azeméis, a Tribuna Press, em Ovar, e o Notícias de Cambra e a Voz de Cambra, em Vale de Cambra, há muito que se tornou numa presença incontornável no panorama da comunicação social portuguesa.
Ainda neste âmbito, fundou e presidiu à UNIR — União Portuguesa da Imprensa Regional, tendo, através da mesma, desenvolvido uma luta frontal contra a eliminação do «porte pago», para além de ter promovido diversos e bem significativos congressos e encontros deste sector da nossa imprensa.
Mas Aníbal Araújo assumiu-se igualmente como uma importante referência para a nossa diáspora.

Páginas Relacionadas
Página 0053:
53 | I Série - Número: 045 | 16 de Abril de 2010 A criação do Prémio «Prestígio e Dedicação
Pág.Página 53