O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

37 | I Série - Número: 055 | 8 de Maio de 2010

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Mais do que suficiente!

O Sr. Francisco de Assis (PS): — » em relação á forma como alguns governos europeus enfrentaram esta situação. Houve, do nosso ponto de vista, algum excesso de hesitação em alguns momentos decisivos, mas hoje os representantes de um povo europeu, no caso o povo português, estão a manifestar a sua solidariedade para com a Grécia e estão a dizer muito claramente que estão dispostos a lutar com a Grécia e com os demais países europeus pela afirmação deste grande projecto, que é o projecto da União Europeia.

Aplausos do PS.

Este é, portanto, um momento concreto de afirmação da Europa.
E não deixa de ser um pouco irónico, para não dizer até um pouco cínico, que aqueles que sistematicamente votam, aqui e no Parlamento Europeu, contra qualquer iniciativa conducente ao reforço da integração política da União Europeia, que é condição imprescindível para o aprofundamento de um governo económica europeu, venham agora aqui exigir que se avance rapidamente e com passos gigantescos no sentido de um governo económico europeu,»

Aplausos do PS.

» quando, nas horas decisivas, em todas as horas decisivas, estava em causa mais Europa, estava em causa um verdadeiro governo económico europeu e estava em causa avançar no sentido da Europa responder solidariamente aos problemas com que se confronta, esses partidos estiveram claramente contra, estiveram na primeira linha da contestação ao projecto e ao ideal europeu. Ora, isso não deixa de ser irónico e até um pouco cínico, Sr.as e Srs. Deputados.
É, por isso, com uma grande convicção que nós hoje aqui participamos nesta discussão e na votação que se vai seguir.
E, Sr.as e Srs. Deputados, que ninguém tenha a mais pequena dúvida, não apenas pelo teor da votação mas também pelo conjunto das declarações que aqui foram proferidas, de que os portugueses podem hoje aferir melhor o grau de envolvimento e o grau de adesão dos vários partidos políticos portugueses em relação ao processo europeu.
Nós queremos estar na Europa, nesta Europa que vamos construindo com dificuldades,»

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Nesta! Esse é que é o problema!

O Sr. Francisco de Assis (PS): — » que vamos construindo no dia-a-dia, que, Sr.as e Srs. Deputados, é, na história, a única Europa que, verdadeiramente, respeitou os povos, consegue garantir uma convivência democrática e tem garantido, ao logo das décadas, a prosperidade e o desenvolvimento dos povos europeus.

Aplausos do PS.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Olhe o passado, a grande convivência democrática!

O Sr. Presidente: — Sr.as e Srs. Deputados, vamos passar ao período de votações.
Antes de mais, vamos proceder à verificação do quórum de deliberação, utilizando o sistema electrónico.
Os Srs. Deputados que, por qualquer razão, não o puderem fazer terão de o sinalizar à Mesa e depois fazer o registo presencial, para que seja considerada a respectiva presença.

Pausa.

O quadro electrónico regista 205 presenças (88 do PS, 69 do PSD, 18 do CDS-PP, 16 do BE, 12 do PCP e 2 de Os Verdes), às quais se acrescentam 7 (4 do PS, 2 do PSD e 1 do PCP), perfazendo 212 Deputados, pelo que temos quórum de deliberação.

Páginas Relacionadas
Página 0044:
44 | I Série - Número: 055 | 8 de Maio de 2010 Submetido à votação, foi aprovado, com votos
Pág.Página 44