O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 | I Série - Número: 064 | 4 de Junho de 2010

cúmplice com os problemas de fundo do sistema educativo, porque para esses não há, de facto, uma única medida minimamente estruturada. Quando é para cortar de forma cega e indiscriminada, aí sim, temos o Governo socialista!

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente (Luís Fazenda): — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Bravo Nico.

O Sr. Bravo Nico (PS): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: O debate sobre o reordenamento da rede de escolas do 1.º ciclo do ensino básico está invertido. Nós não estamos aqui a falar de desactivação de edifícios ou de retirada de edifícios de escolas do 1.º ciclo do ensino básico mas, isso sim, da criação de melhores condições de aprendizagem, de melhor qualidade nas aprendizagens, para crianças que frequentam hoje escolas do 1.º ciclo do ensino básico, que, comprovadamente, são escolas onde a probabilidade de insucesso e do consequente abandono escolar é mais alta do que nas outras escolas que têm maior escala, maior dimensão e em que existe maior relacionamento humano.
Quando comparamos escolas com poucos alunos com escolas com uma escala suficientemente grande do ponto de vista da presença de alunos e de professores, do que estamos a falar é de mais oportunidades, de uma qualificação com mais qualidade e em maior quantidade para esses alunos.
Quando falamos de escolas em que o mesmo professor, ou professora, tem que leccionar a dois, a três ou a quatros níveis distintos, dividindo o seu tempo de leccionação por crianças que estão, em simultâneo, em três ou quatro níveis distintos,»

Protestos da Deputada de Os Verdes Heloísa Apolónia.

» estamos a falar, na óptica de cada criança, de um tempo inferior de dedicação e de preparação de actividades lectivas, quando as comparamos com crianças que frequentam escolas em que cada professor tem apenas um nível de ensino para preparar e para leccionar.

O Sr. Miguel Tiago (PCP): — Por falta de professores!

O Sr. Bravo Nico (PS): — Quando comparamos uma criança de uma escola com menos de 20 alunos com uma criança de um novo centro escolar, aquilo de que estamos a falar é de que a criança que frequenta hoje o novo centro escolar tem a totalidade do seu tempo de dedicação do professor, que está apenas com um nível de escolaridade, enquanto a criança que frequenta hoje uma escola com vários níveis de escolaridade e apenas um professor tem menos tempo de dedicação, porque, de facto, o professor não lhe pode dedicar mais tempo.

Aplausos do PS.

O Sr. Miguel Tiago (PCP): — Por falta de professores!

O Sr. Bravo Nico (PS): — Quando comparamos uma escola do 1.º ciclo do ensino básico que não tem biblioteca, que não tem um centro de recursos, que não tem tecnologia implementada, que não tem materiais didácticos, que não tem os recursos didácticos que hoje têm os novos centros escolares,»

Protestos dos Deputados do PCP Miguel Tiago e de Os Verdes Heloísa Apolónia.

» com outras escolas que hoje estamos a construir e que têm bibliotecas, centros de recursos, materiais curriculares tecnologicamente avançados, estamos a comparar escolas que dão mais oportunidades, mais qualidade de aprendizagem e escolas que dão menos qualidade e menos probabilidade de aprendizagem.

Aplausos do PS.