O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

52 | I Série - Número: 017 | 22 de Outubro de 2010

civilizacional a forma como a nossa sociedade vai cuidar das pessoas com demências, nomeadamente as pessoas com Alzheimer.
Também não pode haver qualquer dúvida de que Portugal tem um atraso inaceitável no que se refere à abordagem daquela doença que já é considerada a epidemia do século XXI.
Igualmente não pode haver qualquer dúvida de que temos a responsabilidade e a obrigação, aqui e hoje, de dar um passo para retirar as demências e a doença de Alzheimer do esquecimento, do desprezo e da insensibilidade com que o Partido Socialista tratou estes doentes e os seus familiares nos últimos anos.

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Muito bem!

A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — Sr.as e Srs. Deputados, estima-se que cerca de 153 000 pessoas, em Portugal, sofram de demências, das quais 90 000 da doença de Alzheimer.
Prevê-se que, com o envelhecimento da população e o aumento da esperança de vida, estes números dupliquem em 2040 — e não é daqui a tanto tempo. Se tivermos em conta que, por cada doente, há, certamente, um ou mais familiares que são afectados por esta doença tão incapacitante, tão progressiva e tão desmoronante de qualquer família, estamos a falar, à vontade, de 400 000 portugueses que são afectados e que não encontram, hoje em dia, quaisquer repostas por parte do Estado.

Aplausos do CDS-PP.

Esta não é uma realidade nova e será, repito, um grande desafio civilizacional e uma grande responsabilidade social.

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Muito bem!

A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — Por isso, Sr.as e Srs. Deputados, propomos, hoje, que este Parlamento reconheça as demências, em particular a doença de Alzheimer, porque é aquela que tem mais representatividade, como uma prioridade nacional — uma prioridade política, uma prioridade em termos de saúde pública, uma prioridade social e uma prioridade de política familiar.

Aplausos do CDS-PP.

E queremos que, ao reconhecê-lo, esta Assembleia recomende ao Governo que faça o mesmo, à semelhança do que já fizeram outros governos nos países europeus e no resto do mundo.
Em segundo lugar, recomendamos que esta seja reconhecida como uma doença crónica e tratada como tal.
Em terceiro lugar, pretendemos que o Governo produza, com a maior urgência, um estudo de âmbito nacional, com o levantamento exaustivo da realidade das demências e do Alzheimer. É inacreditável, Sr.as e Srs. Deputados, que estejamos no século XXI, quase no ano 2011, e que Portugal não saiba ao certo qual é esta realidade.

Aplausos do CDS-PP.

Não sabe quantos doentes tem, quantos doentes estão por diagnosticar, quais têm acesso a medicamentos e quais não têm acesso a medicamentos. É preciso, de uma vez por todas, fazer este estudo epidemiológico.
Em quarto lugar, com base neste estudo, recomendamos que se passe, de uma vez por todas, à acção e que, como tal, se faça um plano nacional para as demências que assegure o acompanhamento digno, humanizado e qualificado, não só a estas pessoas mas também às suas famílias.
Sr.as e Srs. Deputados, é um repto que vos deixo, é uma responsabilidade que recai sobre todos nós hoje dar um passo em frente.

Páginas Relacionadas
Página 0051:
51 | I Série - Número: 017 | 22 de Outubro de 2010 Não, Sr.ª Deputada, não é para as estatí
Pág.Página 51
Página 0053:
53 | I Série - Número: 017 | 22 de Outubro de 2010 Aplausos do CDS-PP. O Sr. Presiden
Pág.Página 53
Página 0054:
54 | I Série - Número: 017 | 22 de Outubro de 2010 todo o tipo de exploração e garantir o m
Pág.Página 54
Página 0055:
55 | I Série - Número: 017 | 22 de Outubro de 2010 É evidente que há sempre o impacto públi
Pág.Página 55
Página 0056:
56 | I Série - Número: 017 | 22 de Outubro de 2010 O Sr. João Semedo (BE): — » e, sobretud
Pág.Página 56
Página 0057:
57 | I Série - Número: 017 | 22 de Outubro de 2010 enquadradas na Rede Nacional de Cuidados
Pág.Página 57
Página 0058:
58 | I Série - Número: 017 | 22 de Outubro de 2010 Protestos do PS. Sr. Deputado, gos
Pág.Página 58