O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

57 | I Série - Número: 017 | 22 de Outubro de 2010

enquadradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, na saúde mental e nos cuidados primários.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente (José Vera Jardim): — Inscreveu-se a Sr.ª Deputada Teresa Caeiro, para pedir esclarecimentos ao orador.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — O Sr. Deputado não tem tempo para responder!

O Sr. Presidente (José Vera Jardim): — Não tem, de facto. A Mesa concederá 15 segundos exactos ao Sr. Deputado Rui Prudêncio para responder.
Sr.ª Deputada Teresa Caeiro, formule a sua questão de modo a que seja possível responder em 15 segundos.
Faça favor, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Rui Prudêncio, confesso que cada vez percebo menos qual é o conceito que os senhores têm de Estado social.
Os senhores auto-intitulam-se os grandes defensores do Estado social»

O Sr. Horácio Antunes (PS): — E somos!

A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — » quando, na verdade, têm enterrado e estão a destruir o Estado social.
Sr. Deputado, a intervenção que fez mais me pareceu a leitura do Programa do Governo. Não compreendo como é que o senhor diz que esta matéria é uma prioridade deste Governo, que está nas vossas políticas e nas vossas prioridades transversais e, depois, considera extemporâneos estes projectos de resolução.
Os senhores estão há seis anos no Governo e não foram capazes sequer de fazer um levantamento. O Sr. Deputado é capaz de me dizer quantos doentes de Alzheimer existem exactamente em Portugal? Quantos estão por diagnosticar? Quantos têm acesso a medicamentos e quantos não têm?

Aplausos do CDS-PP.

Sr. Deputado, tal como referiu o Sr. Deputado João Semedo, esta é uma questão de civilização! É uma questão de humanidade! Eu pensava até que, para os Srs. Deputados do PS, estas matérias estivessem para além das questões partidárias, mas manifestamente os senhores não conseguem ultrapassar isso. E por essa razão é que os senhores, durante seis anos, não criaram nenhuma rede, nenhum apoio, não formaram qualquer equipa para apoio às demências e ao Alzheimer.

Protestos do PS.

Sr. Deputado, peço que me ouça para depois poder responder-me melhor, pois não trago as coisas escritas.
Sr. Deputado, estando os senhores preparados para derreter — derreter! — mais de 4000 milhões de euros no BPN, por causa da incompetência do anterior Governador do Banco de Portugal, que os senhores mantiveram, o que é que diz a uma idosa, a uma pensionista com a pensão mínima, cujo marido tem Alzheimer já em fase terminal? Ele não tem qualquer tipo de autonomia, está totalmente dependente dela, 24 horas por dia, pois não consegue falar, não consegue vestir-se, não consegue lavar-se, não consegue alimentar-se. E o senhor vem dizer que já fizeram muito?! Estas pessoas é que deviam estar na vossa prioridade e não estão, e não os 4000 milhões de euros para o BPN.

Páginas Relacionadas
Página 0058:
58 | I Série - Número: 017 | 22 de Outubro de 2010 Protestos do PS. Sr. Deputado, gos
Pág.Página 58