O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

19 | I Série - Número: 025 | 27 de Novembro de 2010

contribuição de cada um, às grossas mais-valias bolsistas, à banca; é preciso gerir o dinheiro público sem derrapagens, nesse absurdo que são as parcerias público-privadas; é preciso não gastar dinheiro em submarinos, em blindados e com cimeiras da NATO. A alternativa é o caminho oposto ao que se está a trilhar! O Partido Ecologista «Os Verdes», Sr.as e Srs. Deputados, apresentou cerca de 250 propostas de alteração ao Orçamento. Algumas não tinham implicação nenhuma na despesa, nenhuma mesmo, como aquela em que impedíamos que, no ano de 2011, o número de nomeados para os gabinetes dos Srs. Ministros fosse aumentado. O Governo congela admissões para tudo o que é sítio, mas para os seus gabinetes não! A proposta de Os Verdes era só uma questão de moralização, mas o PS e o PSD «chumbaram» esta proposta! Este é apenas um exemplo que confirma a falta de moralidade destes partidos!

Protestos do PS.

Mas, por falar em imoralidade, houve mais: o PS, à última hora, apresentou uma proposta de alteração ao Orçamento, onde prevê que o sector empresarial do Estado possa não baixar salários. «É uma adaptação», diz o Governo! Pois é, é uma adaptação para que aqueles que ganham ordenados chorudos nas empresas públicas possam manter os seus ricos ordenados. Que grande truque, mas que tamanha falta de vergonha!

Protestos do Deputado do PS Sérgio Sousa Pinto.

Convençamo-nos: o País está mal só para o que convém, porque quando toca a alguns, diga-se, em abono da verdade, a vida corre de feição! O problema é que corre mal sempre para os mesmos, para quem «dá duro» no seu trabalho e leva quase nada para sobreviver durante um mês, e corre sempre bem para quem já tem muito e quer sempre mais! Foi tudo isto, Sr.as e Srs. Deputados, que a grandiosa greve geral disse! Disse que o povo que trabalha e que quer trabalhar está pronto para não se deixar enganar, está pronto para lutar, para dar de si, para construir um país melhor. O que aqueles trabalhadores fizeram foi «chumbar» o Orçamento lá fora. O PS e o PSD, hoje, vão aprovar um orçamento derrotado. Mas o povo, que paga a este País com a força do seu trabalho e com o seu empenho, também quer ter palavra e quer medidas acertadas. Esta massa de gente terá mais força que qualquer blindado que ainda há-de vir!

Aplausos de Os Verdes e do PCP.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado António Filipe.

O Sr. António Filipe (PCP): — Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Srs. Deputados: Os portugueses estão fartos das políticas que conduziram o nosso País à desgraçada situação em que se encontra e de que este Orçamento é uma trágica consequência.
O País assistiu, nos últimos meses, a uma tragicomédia, encenada pelo PS e pelo PSD, simulando uma vozearia de divergências, para ocultar a real convergência que existe entre ambos e que se vai traduzir na aprovação deste Orçamento.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Exactamente!

O Sr. António Filipe (PCP): — A verdade é que a aprovação deste Orçamento estava de há muito anunciada. Estava anunciada, desde que o Sr. Primeiro-Ministro e o líder do PSD selaram, com pompa e circunstância, a aprovação do PEC (Programa de Estabilidade e Crescimento), que este Orçamento concretiza. Estava anunciada, desde que os mais conhecidos banqueiros da nossa praça, e grandes beneficiários deste Orçamento, andaram em romaria entre o Governo e o PSD, para garantir a sua aprovação.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — É verdade!

Páginas Relacionadas
Página 0022:
22 | I Série - Número: 025 | 27 de Novembro de 2010 do domínio do capital estrangeiro sobre
Pág.Página 22
Página 0023:
23 | I Série - Número: 025 | 27 de Novembro de 2010 A injustiça social e o erro económico d
Pág.Página 23
Página 0024:
24 | I Série - Número: 025 | 27 de Novembro de 2010 impostos. E o que faz Governo? O Govern
Pág.Página 24
Página 0025:
25 | I Série - Número: 025 | 27 de Novembro de 2010 Aplausos do BE. Sr.as e Srs. Depu
Pág.Página 25