O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

44 | I Série - Número: 042 | 22 de Janeiro de 2011

O Sr. João Oliveira (PCP): — » particularmente desde Outubro, quando aquele povo foi atingido pela epidemia da cólera, referindo que estes 1200 médicos cubanos estão a prestar auxílio a mais de 30 000 vítimas de cólera.
Ora aqui está um bom exemplo, que tantas vezes é esquecido, daquilo que é uma verdadeira solidariedade activa para com o povo haitiano.

Aplausos do PCP.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Ouviu esta parte, Sr. Deputado Ribeiro e Castro?!

O Sr. Presidente: — Tem a palavra a Sr.ª Deputada Maria Paula Cardoso.

A Sr.ª Maria Paula Cardoso (PSD): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Em Janeiro de 2010, por ocasião do terramoto que vitimou o Haiti, o PSD solidarizou-se aqui com esse povo, votando favoravelmente um voto de solidariedade para o Haiti.
O PSD reconhece e sempre reconheceu a importância da solidariedade nacional para com este povo e do respeito pelos direitos humanos.
No entanto, decorrido um ano sobre esta tragédia, verificamos que a gravidade da situação se mantém, a onda de solidariedade (inclusivamente, a que foi dada por Portugal) tem sido ténue e não tem surtido os efeitos pretendidos.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Não há lá petróleo!

A Sr.ª Maria Paula Cardoso (PSD): — A situação no terreno não teve melhoras significativas, apesar de todas estas ajudas. Estão ainda por realojar 1,3 milhões de haitianos. Eu diria que é fácil aprovar as doações humanitárias e os seus recursos, mas, depois, tornou-se difícil, no Haiti, desbloquear as situações de ajuda e, com isso, tem vindo a agravar-se a situação da população haitiana.
A população haitiana, que agoniza entre escombros e epidemias de cólera e que teme ainda o regresso do seu antigo ditador Duvalier (o qual, neste momento, se encontra já em território haitiano), vive uma situação à qual a comunidade internacional não está a saber dar uma resposta efectiva, eficaz e correcta.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Não quer!

A Sr.ª Maria Paula Cardoso (PSD): — A situação é, de facto, dramática e há várias falhas. O que se vive nos campos é atroz: a fome e as violações a mulheres e crianças são constantes. O Haiti é um país pobre, que não sobreviverá ou terá muitas dificuldades em sobreviver sem a ajuda internacional.
Assim, concordamos e aderimos a este voto do CDS, pensamos que ele é pertinente.
Por outro lado, não resisto, na sequência do referido pelo meu colega Deputado, do PCP, a dizer que a ajuda é sempre bem-vinda, seja do povo cubano, seja de outro povo qualquer. Mas gostaria também de exortar aqui um povo — e que, ainda por cima, é um povo irmão —, que é de facto aquele que mais ajuda tem dado ao Haiti, ajuda efectiva no terreno, que é o Brasil.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — O CDS já estava a assustar-se! Já pensava que era o povo alemão!

A Sr.ª Maria Paula Cardoso (PSD): — Por isso, também gostaria de deixar aqui um voto de congratulação para com o Brasil, pela forma como tem ajudado o povo haitiano.
Exorto também a comunidade internacional — especialmente, a União Europeia e a ONU — a ajudar o povo haitiano.
Não gostaria de acabar sem citar um poeta da minha terra que diz: «Com as mãos se faz a guerra, com as mãos se faz a paz/Com as mãos tudo se faz e se desfaz». É tempo de dar as mãos e fazer alguma coisa pelo Haiti.

Páginas Relacionadas