O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 | I Série - Número: 054 | 19 de Fevereiro de 2011

Resolução que, na essência, saúda a candidatura, como dissemos. Ao fazê-lo reconhecemos também o carácter excepcional da Arrábida nos mais diversos domínios — geologia, flora, fauna, paisagem — , assim como os testemunhos materiais e imateriais de ordem histórica e cultural. Arrábida, área de exemplos, merece.
Agora, como cantou o poeta contemplador, «é pelo sonho que vamos». Que seja assim e que o sonho se torne realidade.
«Arrábida a património mundial», falará o nosso voto.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Para apresentar o projecto de resolução n.º 411/XI (2.ª), do PSD, tem a palavra o Sr. Deputado Fernando Negrão.

O Sr. Fernando Negrão (PSD): — Sr. Presidente, permita-me que me dirija, em primeiro lugar, directamente a V. Ex.ª, uma vez que sei que é um profundo conhecedor e admirador da serra da Arrábida.

Vozes do PS: — Ah!

O Sr. Fernando Negrão (PSD): — Sr.as Deputadas e Srs. Deputados: Na Arrábida, a sua serra é uma zona de enorme e incomparável beleza, que culmina, a 500 metros, no chamado Pico do Formosinho e desce abruptamente sobre o mar, onde se destaca uma costa recortada por maravilhosas praias. Depois da Figueirinha, a praia de Galapos, a praia de Galapinhos, a praia dos Coelhos, a pérola que é o Portinho da Arrábida, com a Pedra da Anicha na sua frente, e a praia de Alpertuche, com a sua pequena dimensão e com a sua enorme beleza, incomparável beleza.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Fernando Negrão (PSD): — De referir ainda, nesta serra, a predominância de vegetação mediterrânica, a coexistência de espécies únicas, que lhe dão o desejo e uma paisagem de invulgar beleza.
E não foi por acaso que teve vários poetas a cantar, designadamente Sebastião da Gama, que chamava à serra da Arrábida a Serra-Mãe e que dela dizia: «A Serra tem o ar de uma onda que avança impetuosa e subitamente estaca e se esculpe no ar; é uma onda de pedra e mato, é o fóssil de uma onda. Riso do mar de agora, gaivota mansinha, profundamente azul, que faz avultar, com a planície que lhe fica à esquerda, o seu dorso gigantesco.» A Arrábida é mais do que a serra, é também o Parque Natural Luiz Saldanha, onde já foram identificadas mais de 1000 espécies de fauna e flora marítimas. É também as suas grutas com vestígios arqueológicos importantíssimos.
É bom relermos o que Bénard da Costa escreveu acerca da Arrábida. Bénard da Costa amou a Arrábida, viveu e passou as férias de toda a sua vida na serra da Arrábida.
A serra da Arrábida e a Arrábida são também o Cabo Espichel, que constitui o fim de uma costa que vem quase do estuário do Sado até ao Cabo Espichel, e as tradições que estão associadas à Arrábida, as festas religiosas, a pesca, a pastorícia, a agricultura e a presença humana são bens imateriais da serra da Arrábida.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Fernando Negrão (PSD): — Sr.as e Srs. Deputados: Quem conhece a serra da Arrábida com certeza que por ela ficou apaixonado, quem não a conhece que vá lá, porque a paixão aparecerá, com certeza.
A Arrábida é um lugar de visita, de passeio, de meditação, de afecto e de boas lembranças. No fundo, é um lugar que não deve ser só património do nosso País, seria de um enorme egoísmo. A Arrábida não preenche os requisitos para a vermos como património da humanidade, a Arrábida ultrapassa todos os requisitos exigíveis para ser património da humanidade e, por isso, será um acto de justiça essa consagração.

Páginas Relacionadas
Página 0030:
30 | I Série - Número: 054 | 19 de Fevereiro de 2011 Foi um grande fotógrafo e um grande ho
Pág.Página 30