O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 | I Série - Número: 054 | 19 de Fevereiro de 2011

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Fernando Negrão (PSD): — Sr.as e Srs. Deputados: Amanhã, pelas 9 horas, estarei, de novo, na serra da Arrábida a calcorrear os seus caminhos. Faço isto há 50 anos e tenho a certeza de que amanhã, mais uma vez, me deslumbrarei.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Nuno Magalhães.

O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Sr. Presidente, penso que já estão reunidas as condições, depois desta intervenção intimista, para que eu possa fazer a minha intervenção.
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Gostaria de começar por saudar a Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, as demais entidades que apoiam, e bem, esta candidatura da Arrábida a património mundial e dizer que o CDS está de acordo com a generalidade dos projectos de resolução que aqui foram apresentados, embora registe a sua diversidade. Diria que são projectos de resolução quase tão diversos quanto a diversidade das actividades e do ponto de vista biológico da serra da Arrábida.
Os Verdes saúdam e apoiam a candidatura, o PCP, de acordo com as possibilidades, também apoia esta candidatura, o PS saúda-a simplesmente, o BE apoia-a — aliás, fá-lo publicamente e promove acções de divulgação — , o PSD apenas a apoia também e o CDS certamente também concordará com todas estas formas de manifestação mais ou menos expressas, mais ou menos explícitas, mais ou menos entusiastas, que estão previstas nos vários projectos de recomendação.
Porém, embora fazendo minhas as palavras dos Srs. Deputados que me antecederam em relação à riqueza, à importância da Arrábida e à necessidade de que haja um empenhamento nacional, público e privado, das várias associações para que esta candidatura tenha um final feliz, como todos desejamos, não querendo, contudo, fazer o papel de advogado do diabo, não posso deixar de dizer que é evidente que esta candidatura é importante mas tão ou mais importante é cuidar da Arrábida.

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — E isso, lamento dizê-lo, não tem sido feito, porque a Arrábida, neste momento, encontra-se numa situação, quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista da segurança, quer do ponto de vista da fiscalização, quer do ponto de vista da protecção das actividades, como a agricultura, as pescas, a fauna, a flora, que não honra aquilo que todos nós acabámos de dizer e que todos nós desejamos, que é a candidatura e que seja bem-sucedida.

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Por isso, o CDS apresentou um projecto de resolução, aliás, aprovado por larga maioria nesta Câmara, que prevê, ou que promove, ou que exige, da parte do Governo, que reveja o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida. Isso é essencial para nós aqui recordarmos, relembrarmos, porque nestas alturas não basta saudar, não basta promover, não basta instigar, é preciso fazer.
Resumindo, votaremos favoravelmente todos os projectos de resolução, mas esta nota, esta lembrança para o Governo — e, já agora, para o Grupo Parlamentar do Partido Socialista — não podia deixar de ser feita.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Para uma segunda intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Queria fazer uma segunda intervenção para manifestar a nossa satisfação pela unanimidade que foi criada nesta Assembleia da

Páginas Relacionadas
Página 0025:
25 | I Série - Número: 054 | 19 de Fevereiro de 2011 Esta classificação tem importância a n
Pág.Página 25
Página 0026:
26 | I Série - Número: 054 | 19 de Fevereiro de 2011 Resolução que, na essência, saúda a ca
Pág.Página 26