O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

39 | I Série - Número: 057 | 26 de Fevereiro de 2011

O Sr. Duarte Cordeiro (PS): — Ilusão é dizerem que sentem as dificuldades dos jovens portugueses e terem a distinta «lata» de vir aqui apresentar esta proposta. Isso é que é uma ilusão!

Aplausos do PS.

É de um liberalismo kamikaze! O que interessa é ser liberal, não interessa os resultados.
E, depois, não se surpreendam ao ouvir ex-líderes do Partido Social Democrata dizer que os senhores não estão preparados. Claro que não estão preparados! Estas não são propostas que respondam a qualquer necessidade social do País.
E lamento que à esquerda a resposta seja a de fazer cair o Governo, pois fazer cair o Governo também não responde a qualquer problema. É que, quer queiram, quer não, o futuro deste Governo — especialmente, no curto prazo — está intimamente ligado ao futuro do País. Se este Governo cai, tudo piora e a situação dos jovens portugueses não se resolve! O Governo está empenhado em resolver — porque estamos na União Europeia e na zona euro, porque temos compromissos — um problema de confiança, que foi criado, obviamente, por especuladores, por pressão de outros países, e surpreende-me que o PSD tenha vindo ao nosso Parlamento elogiar Angela Merkel — não me parece que este seja o momento mais oportuno para o fazer.
O Governo está preocupado em ter uma execução orçamental que demonstre que tem capacidade para resolver os problemas. Uma crise política, neste momento, agravaria toda a situação. Basta olhar para os países que recorreram ao Fundo, basta olhar para a Irlanda e para a Grécia, e ver quais foram as soluções aplicadas nesses países que resolvem algum destes problemas.
Mais: basta olhar para a alternativa que existe à nossa direita.

Vozes do PS: — Exactamente!

O Sr. Duarte Cordeiro (PS): — É que isto é liberalismo feroz!

Protestos do Deputado do CDS-PP José Ribeiro e Castro.

E o Bloco de Esquerda, se aprovasse uma moção de censura neste Parlamento, corria o risco de ter de lidar com o liberalismo feroz do PSD, que até o CDS critica!

Vozes do PS: — Muito bem! Essa é que é essa!

O Sr. Duarte Cordeiro (PS): — Esta é a realidade! Esta é a verdade! Este é um momento de unidade, é um momento de empenho deste Governo, é um momento de unidade do Partido Socialista em torno deste Governo. E é uma unidade para a qual os portugueses têm de perceber que é preciso respostas sérias, realistas e concretas.
Ilusão é vender soluções liberais para responder ao problema ou dizer que fazer cair o Governo e criar uma crise política resolve algum problema.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.

O Sr. Primeiro-Ministro: — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Este tema da empregabilidade dos jovens — em particular, dos jovens licenciados — deve ser tratado com seriedade e julgo que o melhor contributo para a seriedade na discussão é não esquecermos as causas deste problema. A causa mais óbvia do avolumar deste problema súbito, nos últimos anos, é, sem dúvida, a crise internacional que estamos a viver. Falar com seriedade é não esquecer isso.

Páginas Relacionadas
Página 0044:
44 | I Série - Número: 057 | 26 de Fevereiro de 2011 Vamos votar, na generalidade, a propos
Pág.Página 44