O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

32 | I Série - Número: 059 | 4 de Março de 2011

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Exactamente!

O Sr. João Ramos (PCP): — O PCP teve uma posição muito clara relativamente a esta matéria, inclusivamente através da apresentação de um projecto de resolução que previa a suspensão deste processo, uma vez que faltava esta clareza.
Relativamente às questões da ligação ferroviária, esse é, de facto, um problema muito presente no distrito.
Aliás, ainda hoje esteve na Assembleia um grupo de peticionários para falar sobre este problema — e aproveito para saudar as muitas pessoas que, no distrito de Beja, estão a lutar pela manutenção e melhoria destes serviços.
O que foi posto em cima da mesa pela CP, como instrumento de governação do PS, foi a eliminação das ligações de Beja ao Algarve e o aumento do tempo de deslocação entre Lisboa e Beja, logicamente afastando clientes da linha férrea.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Muito bem!

O Sr. João Ramos (PCP): — Com a desculpa de que cada vez há menos clientes para o comboio, este processo acontece depois de anos e anos de completo desinvestimento na linha férrea. Aliás, esta questão não é nova no distrito, há pelo menos 10 anos que se fala no possível encerramento desta linha, o que logicamente não podemos aceitar.

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Para pedir esclarecimentos, tem a palavra a Sr.ª Deputada Conceição Casa Nova.

A Sr.ª Conceição Casa Nova (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado João Ramos, foi com satisfação que o ouvimos trazer aqui problemas do Alentejo.
Mas, contrariamente ao que o Sr. Deputado afirmou — e o senhor, como Deputado do Partido Comunista Português, tudo pode pedir porque por nada é responsabilizado — ,»

Vozes do PCP: — Oh!

A Sr.ª Conceição Casa Nova (PS): — » quero lembrar-lhe que o Partido Socialista tem feito e faz investimento e que nunca como durante os governos do Partido Socialista houve tanto investimento no Alentejo.
Recordo-lhe apenas alguns. Recordo-lhe, por exemplo, o investimento em Alqueva, de mais de 2000 milhões de euros de investimento público que estão a criar emprego, Sr. Deputado.
Lembro-lhe o investimento nas minas de Aljustrel, de que também aqui falou, o investimento e o esforço que tem sido feito e que está a criar emprego. Está a extrair minério, neste momento, mas não pode ser ao ritmo que VV. Ex.as desejam, mas ao ritmo do que é necessário, de modo a termos uma empresa sustentável, que é disso que precisamos. Sem uma empresa sustentável não criaremos certamente mais emprego.
Lembro-lhe os investimentos que foram feitos nos novos equipamentos de saúde no Alentejo, no Hospital de Beja, no hospital de dia, nos novos centros de saúde recentemente inaugurados, em Aljustrel, em Almodôvar, em Beja e em São Teotónio.
Lembro-lhe ainda a nova fase de desenvolvimento do hospital, na área da saúde mental.
São novos desenvolvimentos, em prol do desenvolvimento desta região! Por alguma razão, a população do Baixo Alentejo tem reconhecido isto e por alguma razão, também, tem havido diminuição de resultados do PCP nesta região.

Vozes do PS: — Muito bem!

Páginas Relacionadas
Página 0033:
33 | I Série - Número: 059 | 4 de Março de 2011 A Sr.ª Conceição Casa Nova (PSD): — A regi
Pág.Página 33