O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 | I Série - Número: 065 | 18 de Março de 2011

A Sr.ª Sónia Fertuzinhos (PS): — Uma «peça de teatro» onde o PSD, entre a fome do «pote» e o desenrolar da peça, esquece o País.
Há uma pergunta muito óbvia que tem de ser feita, Sr. Deputado: onde fica o País no discurso do PSD? Onde ficam as dificuldades em que o País mergulhará de forma acrescida no dia em que se concretizar a crise política?

Protestos do Deputado do PSD José Eduardo Martins.

Entre uma coisa e outra, Sr. Deputado, o que é que o PSD tem a dizer ao País? Tem a dizer que, com o PSD, não serão necessárias mais medidas de austeridade? Falar verdade ao País, para usar um termo de que o PSD muito gosta, é dizer o que o PSD propõe em alternativa,»

Aplausos do PS.

» quais são as medidas que considera necessárias para conseguirmos atingir os objectivos do défice com que estamos comprometidos, com os quais os senhores também se comprometeram quando permitiram a passagem do PEC no ano passado.
Quais as medidas que consideram essenciais adoptarmos? Só depois de sabermos quais são é que poderemos partir para a discussão do que o Governo apresentou e tentar chegar a uma linha de entendimento que tenha como único objectivo defender o País e os interesses dos portugueses.
Mais, o Sr. Deputado veio aqui tentar confundir, dizendo: «se são necessárias mais medidas, então é porque as coisas estão a correr mal». Volto a repetir, Sr. Deputado, que, já na próxima segunda-feira, teremos todos os dados para podermos ver o que se passa com mais pormenor. Mas, de facto, todos os sinais que temos da execução orçamental são positivos.
Também é verdade que, em função do desajustamento de vários cenários macroeconómicos, sobretudo da parte das instituições da União Europeia, estão a ser-nos pedidos sinais acrescidos de que, em qualquer cenário de evolução da nossa economia, somos capazes de garantir esses mesmos resultados em termos de défice.
Portanto, Sr. Deputado, há uma pergunta muito clara cuja resposta é importante ter aqui hoje: em face de tudo o que referiu, vai ou não o PSD apresentar um projecto de resolução para chumbar ou aprovar o PEC na próxima semana?

Risos do PSD.

O Sr. Deputado Luís Montenegro e o PSD bem podem tentar sacudir a vossa responsabilidade, bem podem, até à exaustão, tentar culpar o PS e o Governo, bem podem esquecer a crise internacional, bem podem fazer todas as projecções que quiserem, mas os Srs. Deputados do PSD têm de dizer qual é a vossa responsabilidade no meio de tudo isto.

Protestos do PSD.

Se querem ser alternativa, então têm de comportar-se como tal! Não basta fazerem apenas o papel dos pequenos partidos, que é o de dizerem que está tudo mal, sem qualquer consequência; os senhores, ao dizerem que está tudo mal, têm de assumir as consequências, e uma delas é a de dizerem exactamente aos portugueses até onde estão dispostos a ir.
Só têm duas alternativas: ou estão dispostos a negociar ou, não estando dispostos a negociar, têm de assumir o que querem, têm de assumir que querem eleições!

Aplausos do PS.

Páginas Relacionadas
Página 0010:
10 | I Série - Número: 065 | 18 de Março de 2011 Há um ano, diziam-nos que éramos os campeõ
Pág.Página 10
Página 0011:
11 | I Série - Número: 065 | 18 de Março de 2011 O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Muito be
Pág.Página 11