O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

42 | I Série - Número: 066 | 19 de Março de 2011

Sr.as e Srs. Deputados, vamos entrar no período regimental de votações.
Antes de mais, vamos proceder à verificação do quórum, utilizando o cartão electrónico.
Os Srs. Deputados que, por qualquer razão, não o puderem fazer, terão de o sinalizar à Mesa e depois fazer o registo presencial, para que seja considerada a respectiva presença na reunião.

Pausa.

O quadro electrónico regista 217 presenças, às quais se acrescentam 1, perfazendo 218 Deputados, pelo que temos quórum para proceder às votações.
Srs. Deputados, vamos começar por apreciar o voto n.º 108/XI (2.ª) — De pesar pelo falecimento de Raúl Brito (PS).
Para apresentar o voto, tem a palavra o Sr. Deputado Francisco de Assis.

O Sr. Francisco de Assis (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputados, Raúl Brito foi um homem com uma profunda consciência do seu compromisso cívico e, nesse âmbito, desempenhou as mais diversas actividades, como sindicalista, como homem ligado ao movimento associativo e como político.
Nessa qualidade, foi durante quatro legislaturas Deputado eleito pelo círculo do Porto nesta Assembleia da República. E como homem de grandes convicções que também era foi dos primeiros a abraçar a causa do povo timorense. Quando muito poucos ainda acreditavam nessa causa, Raúl Brito, com grande empenhamento, envolveu-se nela.
Em todas as suas actividades tinha esta característica: era um homem de uma profunda convicção, de uma profunda entrega, que fez dele, inquestionavelmente, um homem de causas. Assim agiu sempre como autarca, como vereador na Câmara Municipal do Porto e aqui, na Assembleia, ao longo de toda a sua vida.
Foi sobretudo um homem do Porto, um cidadão do Porto, profundamente comprometido com a vida da sua cidade e da sua região. Todos temos consciência que a sua perda tem uma tradução também no plano da cidadania.
No entanto, o que aqui quero relevar é a figura de Raúl Brito, do amigo, do companheiro, de alguém que conheci no âmbito da actividade política quando cheguei, já há muitos anos, ao Partido Socialista e em quem sempre apreciei estas características: a dignidade, a convicção e a coragem.
Raúl Brito partiu, mas permanecerá para sempre, para todos quantos o conheceram, o seu exemplo.
À família de Raúl Brito, em nome do Partido Socialista e, creio, interpretando o sentimento geral de toda esta Câmara, apresentamos as mais sentidas condolências.

O Sr. Presidente: — Vamos proceder à votação do voto que acabou de ser apresentado.

Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.

É o seguinte:

Voto n.º 108/XI (2.ª) De pesar pelo falecimento de Raúl Brito

No passado dia 14 de Março de 2011, faleceu Raúl Brito com 65 anos, vítima de doença prolongada.
Raúl Brito dedicou parte da sua vida à causa pública.
Foi uma personalidade que se empenhou em várias causas em que acreditava, desde o sindicalismo à política e ao associativismo.
A frontalidade, a coragem, a determinação, a lealdade e a honestidade eram traços marcantes da personalidade que caracterizavam Raúl Brito.
Nasceu em Freamunde a 10 de Dezembro de 1945. Fez os estudos secundários no Colégio de Paços de Ferreira e, posteriormente, no Colégio da Formiga, em Ermesinde. Frequentou o Curso de Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Entre 1967 e 1970, cumpriu o serviço militar obrigatório.
Antes da revolução do 25 de Abril foi activista sindical no Sindicato dos Bancários do Norte.

Páginas Relacionadas