O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

36 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011

transparência, com lealdade e com respeito pela verdade, perante os portugueses, como se viu pelo desenrolar dos últimos acontecimentos.

Vozes do PSD: — Muito bem!

A Sr.ª Manuela Ferreira Leite (PSD): — Chegados a este ponto, em que foram desbaratados todos os factores de confiança que podiam existir, o problema que agora se coloca ao País, e que hoje se discute, já não é ao nível das medidas em concreto, se elas são boas ou más, se são correctas ou incorrectas, se são ou não necessárias.

Aplausos do PSD.

O problema que se põe a este Parlamento, com uma clareza gritante, é ao nível de quem as propõe e de quem se responsabiliza por elas.

Vozes do PSD: — Muito bem!

A Sr.ª Manuela Ferreira Leite (PSD): — E não há confiança nem nuns, nem noutros.

Aplausos do PSD.

E não se diga que esta minha afirmação resulta de um qualquer jogo partidário.

Vozes do PS: — Não!»

A Sr.ª Manuela Ferreira Leite (PSD): — São já muitas e cada vez mais as vozes de responsáveis de importantes sectores da vida nacional, incluindo do Partido Socialista, que vêm a terreiro reconhecer com clareza que se esgotou irreversivelmente a confiança neste Governo.

Vozes do PSD: — Muito bem!

A Sr.ª Manuela Ferreira Leite (PSD): — Por isso, Srs. Deputados, não vale a pena insistir.
Já se percebeu que a reacção dos mercados está a ser determinada por algo de muito mais profundo do que pelo número de pacotes sucessivos e respectivo conteúdo, por mais drásticos que sejam.

Vozes do PSD: — Muito bem!

A Sr.ª Manuela Ferreira Leite (PSD): — A crise política é uma crise inerente a este Governo, protagonizado por um Primeiro-Ministro em quem não se acredita e num Ministro das Finanças que perdeu o crédito que é essencial a quem desempenha esta função.

Aplausos do PSD.

Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Srs. Deputados: Portugal precisa de resolver o seu principal problema, que é o do endividamento externo. Por isso, todas as políticas devem convergir para estimular a economia produtiva e a produção de bens que possam ser exportados ou substituir importações.
Deste modo, os recursos disponíveis devem ser prioritariamente canalizados para estes sectores e é neste contexto que o Orçamento é um instrumento precioso para a concretização deste objectivo.
A redução do défice liberta recursos que poderão ser aplicados com maior eficácia.
Assim, a política económica deve ser orientada no sentido de criar as condições para que a economia cresça pelo lado da oferta.

Páginas Relacionadas
Página 0039:
39 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011 O Sr. Presidente: — Tem a palavra, Sr. Mi
Pág.Página 39
Página 0040:
40 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011 Aplausos do PS. A Sr.ª Deputada Manu
Pág.Página 40
Página 0041:
41 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011 A Sr.ª Sónia Fertuzinhos (PS): — Sr.ª Dep
Pág.Página 41