O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30 | I Série - Número: 069 | 26 de Março de 2011

Hoje, não ouvimos aqui, por parte da oposição, qualquer proposta em concreto relativamente a esta matéria. Da nossa parte, Sr. Deputado, não tinha de haver propostas, porque governámos ao longo destes últimos cinco anos e aquilo que fizemos orgulha o Partido Socialista.
E, portanto, é com esse orgulho, é com o orgulho do dever cumprido, é com o orgulho de quem defendeu a economia nacional, é com o orgulho de quem tudo fez para que a produção nacional se consolidasse e fortalecesse que vamos para este combate.
Mas não deixaremos de lembrar ao CDS, ao PSD,»

A Sr.ª Presidente (Teresa Caeiro): — Peço-lhe que conclua, Sr. Deputado.

O Sr. Miguel Freitas (PS): — » ao Partido Comunista, ao Bloco de Esquerda e ao Partido Ecologista «Os Verdes» a responsabilidade por terem aberto uma crise muito grave no País. Não deixaremos de vos lembrar isto!

Aplausos do PS.

A Sr.ª Presidente (Teresa Caeiro): — Para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Rita Calvário.

A Sr.ª Rita Calvário (BE): — Sr.ª Presidente, Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs. Deputados: Parece que o PS se esqueceu muito rapidamente, num prazo de dias, das responsabilidades que tem por esta economia do abismo — a economia da recessão, a economia do desemprego, a economia da privatização das empresas públicas e dos sectores estratégicos, a economia do encerramento de escolas, de centros de saúde e de linhas ferroviárias no interior e a economia do congelamento das pensões e da redução dos salários.

Vozes do BE: — Pois é!

Protestos do Deputado do PS Horácio Antunes.

A Sr.ª Rita Calvário (BE): — De facto, esqueceu muito rapidamente as suas responsabilidades, responsabilidades essas que foram cometidas nos PEC, em aliança com o PSD.
Mas o PS e este Governo parece que também esqueceram aquele que foi o resultado da grande crise económica de 2008»

O Sr. Horácio Antunes (PS): — Crise mundial!

A Sr.ª Rita Calvário (PCP): — » e da escalada dos preços alimentares, devido, precisamente, ao elogio do mercado livre, ao elogio de uma globalização sem regras, que dá prioridade aos mercados financeiros, e também ao elogio de uma suposta modernização da agricultura, que apenas olha para aqueles que, supostamente, são produtivos e competitivos. De facto, esqueceram-se muito rapidamente dos resultados deste elogio do mercado e dos resultados que ele tem tido na escalada dos preços dos bens alimentares.
Pergunto ao Sr. Deputado se pensa que, no futuro, se vai alimentar directamente do mercado de futuros dos produtos agrícolas.
O Sr. Secretário de Estado tem estado muito desatento, pois diz que o Bloco de Esquerda não tem apresentado propostas para o sector agrícola e para as pescas. Ora, eu aconselho o Sr. Secretário de Estado a estar mais atento, porque, ao contrário do Governo, temos apresentado propostas.
O Bloco de Esquerda apresentou uma proposta de um banco público de terras. Já o Governo prometeu apresentar uma proposta até final de Fevereiro, mas, até hoje, não apresentou qualquer proposta.
O Bloco de Esquerda apresentou uma proposta para uma regulação dos preços no produtor e nos consumidores, combatendo as margens comerciais especulativas das grandes superfícies comerciais.

Vozes do BE: — Muito bem!

Páginas Relacionadas
Página 0028:
28 | I Série - Número: 069 | 26 de Março de 2011 De resto, a visão do PCP sobre a Europa vo
Pág.Página 28
Página 0029:
29 | I Série - Número: 069 | 26 de Março de 2011 Não é demagogia, são dados! Os dados têm c
Pág.Página 29