O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30 | I Série - Número: 072 | 7 de Abril de 2011

São Paulo (em 1975), Fundação Calouste Gulbenkian (em 1986, Prémio Pintura e, em 2007, Prémio Arte), Prémio EDP (Pintura, no ano 2000), Prémio Amadeo de Sousa-Cardozo (em 2007).
Ângelo de Sousa era um vanguardista e um experimentalista. Ao longo da sua vida usou diversas técnicas e suportes: o desenho, a ilustração e a edição, a pintura e a escultura (as «pequenas engenhocas em metal», como o autor designava muitas das sua peças escultóricas), mas também a fotografia, o filme o vídeo e a cenografia. A sua ecléctica e multifacetada intervenção artística levou-o a participar na Mostra Internacional de Arquitectura de Veneza, onde, com o arquitecto Eduardo Souto de Moura, representou Portugal (em 2008).
A sua diversificada obra foi objecto de três grandes retrospectivas: sob a responsabilidade do Museu de Serralves, que mostrou a sua faceta na pintura e no desenho, em 1993, e na fotografia e no cinema, no ano 2001, e por iniciativa do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, que, em 2003, centrou sobretudo atenções na sua obra de desenho.
Em 2010, o realizador Jorge Silva Melo estreou «Ângelo de Sousa — tudo do que sou capaz», um feliz documentário sobre a sua obra artística, o autor e o seu humanismo.
Com a morte de Ângelo de Sousa, a Arte e a Cultura ficam mais pobres em Portugal.
A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, manifesta o seu pesar pela morte do Pintor Ângelo de Sousa e apresenta as suas condolências a seu filho e demais família.

O Sr. Presidente: — Passamos a apreciar o voto n.º 118/XI (2.ª) — De pesar pelo falecimento de José Pinto Simões (PS).
Tem a palavra a Sr.ª Secretária para proceder à respectiva leitura.

A Sr.ª Secretária (Celeste Correia): — Sr. Presidente e Srs. Deputados, o voto n.º 118/XI (2.ª) é do seguinte teor: No passado dia 1 de Abril de 2011, faleceu José Pinto Simões com 64 anos de idade.
Foi acima de tudo um homem de acção, de obra feita, de trabalho permanente pelo próximo, de esperanças solidárias na construção de um futuro melhor. Natural da freguesia de Valverde, concelho de Almeida, entregou-se à causa pública com uma dedicação exemplar, amou profundamente o seu concelho adoptivo, Sintra, e a freguesia onde viveu, Almargem do Bispo.
Logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, José Pinto Simões integrou a Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, da qual foi presidente entre 1982 a 1985. Posteriormente, entre 1989 e 1995, foi vereador da Câmara Municipal de Sintra. Em 1992, foi eleito presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, estrutura onde desenvolveu um trabalho notável. Em 1995, Pinto Simões foi eleito Deputado pelo PS à Assembleia da República, cargo que manteve até 1999 e onde se destacou em diversos projectos, intervenções e comissões que integrou. Saliente-se, apenas como exemplos, a elevação a vila de Belas e de Colares; a reestruturação administrativa da freguesia de Belas e a criação da freguesia de Casal de Cambra; a reestruturação da freguesia de Queluz e a criação das de Monte Abraão e Massamá; a reestruturação administrativa da freguesia de Agualva-Cacém; a recuperação do Parque da Pena; a sua luta pelo ambiente de Sintra, contra os resíduos tóxicos da empresa Herbex.
Foi homenageado, ainda em vida, ao atribuírem o seu nome ao Complexo Desportivo de Sabugo devido à sua dedicação à causa pública local. Também a Câmara Municipal de Sintra, em 2008, soube prestigiar e homenagear esta figura pública do concelho, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito Municipal — Grau Ouro.
José Pinto Simões marcou-nos com a sua total dedicação à causa pública e participação cívica activa. Será um exemplo para as gerações vindouras.
A Assembleia da República, reunida em Plenário, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de José Pinto Simões e expressa aos seus familiares as mais sinceras condolências.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, vamos proceder à votação do voto n.º 118/XI (2.ª), que a Sr.ª Secretária acabou de ler. Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.

Páginas Relacionadas
Página 0036:
36 | I Série - Número: 072 | 7 de Abril de 2011 O Sr. Presidente: — Tem a palavra, Sr. Depu
Pág.Página 36
Página 0037:
37 | I Série - Número: 072 | 7 de Abril de 2011 O Sr. Presidente: — Tem a palavra, Sr. Depu
Pág.Página 37