O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

33 | I Série - Número: 075 | 20 de Maio de 2011

soube colocar a sua independência, o seu amor à democracia e o seu amor à justiça como um primado acima de tudo.
Queremos, por isso mesmo, cumprimentá-lo e, acima de tudo, dizer-lhe que, para nós, o Deputado José Vera Jardim é alguém que faz parte do melhor património que este Parlamento tem, que a democracia tem, que a República tem, e que vemos em si um estímulo para a nossa luta democrática neste momento.
Já agora, se me é permitido, porque não quero voltar a fazer qualquer outra alusão nesse sentido, aproveito este ensejo para cumprimentar os membros da Mesa, que, ao logo desta Legislatura, fizeram um trabalho absolutamente assinalável, sublinhando, em especial, o papel da Sr.ª Deputada Celeste Correia.
Estamos num momento em que alguns de nós vão fazer opções de vida, vão submeter-se a votos, com tudo o que de incerto a democracia traz, e, nesse sentido, queria sobretudo, na pessoa da Deputada Celeste Correia, cumprimentar toda a Mesa pelo trabalho fantástico que têm feito em prole da democracia e da Assembleia da República.

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente (José Vera Jardim): — No mesmo sentido, tem a palavra o Sr. Deputado António Filipe.

O Sr. António Filipe (PCP): — Sr. Presidente, uso da palavra para o saudar em particular neste momento.
Tive oportunidade, ao longo das últimas duas décadas, de contactar assiduamente consigo aqui, na Assembleia da República, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, de que eu próprio fazia parte, e também quando exerceu funções de Ministro da Justiça.
Quero dizer-lhe que, ao longo destes anos, o Deputado José Vera Jardim tem sido uma enorme referência para todos os Deputados desta Assembleia e, em particular, para mim próprio, dada a enorme elevação e qualidade das suas intervenções parlamentares.
No momento em que o Sr. Deputado toma a decisão de abandonar a vida parlamentar, deixo-lhe, pois, uma saudação muito cordial em meu nome e em nome do meu grupo parlamentar, desejando-lhe as maiores felicidades na sua vida pessoal e política.

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente (José Vera Jardim): — Também no mesmo sentido, tem a palavra a Sr.ª Deputada Teresa Morais.

A Sr.ª Teresa Morais (PSD): — Sr. Presidente, no momento em que nos anuncia a sua decisão de se afastar da vida parlamentar, quero, em meu nome pessoal e em nome da bancada do PSD, apresentar-lhe, Sr. Deputado José Vera Jardim, os nossos cumprimentos, dizer-lhe que o considerámos sempre uma referência de competência e de dignidade no exercício da função parlamentar e desejar-lhe também as maiores felicidades nesta nova fase da sua vida que decidiu encetar.

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente (José Vera Jardim): — Tem agora a palavra, no mesmo sentido, o Sr. Deputado Filipe Lobo d’Ávila.

O Sr. Filipe Lobo d’Ávila (CDS-PP): — Sr. Presidente, quero também cumprimentar V. Ex.ª e dizer-lhe que, ao contrário de outros, não estive nesta Assembleia nas últimas duas décadas, mas acompanhei bem de perto o seu desempenho como Presidente da Comissão Eventual de Acompanhamento do Fenómeno da Corrupção no último ano.
Aproveito, pois, esta oportunidade para lhe dizer que foi um gosto acompanhar o seu desempenho como Presidente dessa Comissão e constatar de perto a forma como conseguiu conciliar diferentes perspectivas, para, de certa forma, chegarmos a um pacote legislativo que considero ser, provavelmente, dos pacotes

Páginas Relacionadas
Página 0036:
36 | I Série - Número: 075 | 20 de Maio de 2011 que se faz agora, de que é preciso, afinal,
Pág.Página 36
Página 0037:
37 | I Série - Número: 075 | 20 de Maio de 2011 — e, quando nós achamos que o poder políti
Pág.Página 37